BR-319: Manifestantes bloqueiam KM 260 e exigem providências
Manifestantes trancam os dois sentidos da rodovia neste domingo (18) cobrando respostas do DNIT e Governo do Amazonas após uma balsa afundar e atrapalhar o tráfego
Os dois sentidos do quilômetro 260 da BR-319, na comunidade Igapó-Açu, estão bloqueados. Carretas, ônibus e caminhões estão parados e ninguém consegue trafegar pelo trecho neste domingo (18). Os manifestantes afirmam que só vão liberar a pista quando as autoridades tomarem providências em relação à balsa, cobrando posicionamento do DNIT e do governo do Amazonas.
Presidente da Associação dos Amigos e Defensores da BR-319, André Marcílio conversou com a reportagem de A CRÍTICA e comentou sobre a situação: “Agora à tarde, estava chegando a PRF para tentar organizar (a situação) por lá, mas quem deveria organizar são os donos da balsa, que são responsáveis pela regulação e liberação da valsa, que é pago”, explica.
O bloqueio é o desfecho de uma semana de caos na travessia. Na quarta-feira (14), a balsa afundou com três caminhões de carga ainda sobre a estrutura, interrompendo totalmente a passagem de veículos e formando filas quilométricas nos dois sentidos da rodovia. A estiagem e a redução do nível do rio agravaram os problemas na operação.
“Depois que afundou, só tem uma balsa ali, entendeu? O rio está muito seco, e aí está esse congestionamento grande que, depois dessa confusão, não conseguiram controlar mais”, finaliza Marcílio.
O DNIT informou na quinta-feira (15) que a travessia havia sido normalizada. A liberação dos veículos presos na fila ocorreu de forma gradativa, com prioridade para viaturas de emergência que atuam no combate aos incêndios florestais, enquanto os caminhões de carga só puderam seguir viagem no período da tarde. Apesar da retomada, na sexta-feira (16) o caos persistia: filas quilométricas se formavam dos dois lados da margem.