Manaus sex, 23 out
A Crítica
Geral

Cidade de Los Angeles pinta as ruas de tinta branca para tentar diminuir o calor

A megalópole, onde a temperatura pode superar os 40°C no verão, é a primeira do mundo a testar o “cool pavement” para refletir a luz solar

Publicado em 15/08/2017 às 17h46 · Atualizado em 13/03/2022 às 02h43
Cidade de Los Angeles pinta as ruas de tinta branca para tentar diminuir o calor

A cidade norte-americana de Los Angeles, na Califórnia, começou a pintar as ruas de tinta branca para tentar diminuir o calor. A megalópole, onde a temperatura pode superar os 40°C durante o verão, é a primeira do mundo a testar o “cool pavement”, ou “pavimento fresco”.

A ideia é revestir as ruas da tal tinta branca para refletir a luz solar. A tecnologia, que é vista com otimismo por ecologistas, havia sido utilizada apenas em estacionamentos. Durante o teste, a prefeitura local também deve observar a reação dos moradores da cidade ao piso embranquecido e a rapidez com que as pistas ficam sujas.

Normalmente, o convencional pavimento asfáltico negro absorve até 95% da temperatura. Nas demonstrações já feitas, a adoção do piso branco resultou em queda de até 7°C na temperatura local. “Esperamos inspirar outros”, afirmou Greg Spotts, diretor adjunto de manutenção de vias de Los Angeles. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também

Voltar para Geral