Eleições no Senado: PSD e MDB seguem indefinidos
A Eleição para a Mesa Diretora do Senado Federal acontece dentro de dois dias, mas o PSD do senador Omar Aziz e o MDB de Eduardo Braga ainda não definiram como vão caminhar na disputa. Da reunião do PSD de ontem saiu a decisão de que o partido vai apoiar o “voto aberto”, embora o presidente do STF, Dias Toffoli, já tenha ordenado que a votação seja secreta. No MDB, por falta de consenso, a definição da legenda foi transferida para quinta-feira (30).
Do contra Terceiro voto do Amazonas na eleição para a presidência do Senado, o tucano Plínio Valério anunciou há mais de um mês que em Renan Calheiros ele não vota.
Discurso Ao pregar o “voto aberto”, a bancada do PSD, formada por oito senadores, de certa forma mina as pretensões de Renan. Apesar desse anúncio, divulgado ontem, o partido não confirma se vai pedir ao STF que reconsidere a decisão que estabeleceu o voto fechado.
Socorro 1 Com base em reportagem publicada por A CRÍTICA, o promotor João Gaspar Rodrigues abriu um procedimento administrativo para fiscalizar a execução de políticas públicas que garantam a segurança dos usuários do transporte coletivo de Manaus.
Socorro 2 Em seu despacho, o promotor cita matéria veiculada no dia 8 de janeiro “apresentando a alarmante informação de que no ano de 2017 foram presas 1.785 pessoas acusadas de roubos em transportes coletivos, bem como que, somente no período de janeiro a outubro de 2018, foram presas 1.400 pessoas pelas mesmas razões”.
Empoderadas Manaus sedia nos dias 22 e 23 de fevereiro a 1ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça, cujo tema é: “Perspectivas de Equidade de Gênero no Sistema de Justiça – Ministério Público”. A procurador-geral da República, Raquel Dodge, deve participar da abertura do evento.
Desgaste “A principal autarquia da região está paralisada diante do impasse da nomeação”. Do vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, durante a visita do embaixador da Coreia do Sul, Chan Woo Kim, à entidade. A visita tinha como propósito ampliar a presença dos coreanos na ZFM para além da linha branca e do setor eletroeletrônico.
Dica Azevedo sugeriu que a nomeação do novo superintendente da Suframa conste na pauta discussão do embaixador com o governador Wilson Lima (PSC), com quem ele deve ter um encontro. “A nomeação importa tanto para as empresas brasileiras, que estão aqui estabelecidas, quanto para as coreanas que não deixam de ser indústria nacional”, disse Chan Woo, conforme nota distribuída pela Fieam.
Esgoto 1 O descarte irregular de efluentes da Estação de Tratamento de Efluentes do condomínio residencial Passaredo, um endereço de luxo na Ponta Negra, virou alvo de inquérito no Ministério Público do Estado.
Esgoto 2 “Notifique-se os analistas técnicos responsáveis pela última fiscalização feita no empreendimento, relativa ao esgotamento sanitário ali existente”, diz despacho assinado pela promotora Maria Cristina Vieira.