HUGV será palco do exame Revalida para médicos com diplomas estrangeiros nos dias 24 e 25
O hospital será único do Norte do Brasil onde ocorrerá a prova, que acontecerá simultaneamente em 10 cidades das demais regiões
Neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de junho, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será palco da segunda etapa das provas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023-1. Ele é o único hospital do Norte do Brasil onde ocorrerá a prova.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelo processo desde 2011, o Revalida busca subsidiar a validação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O superintendente do HUGV-Ufam, Juscimar Carneiro, destaca a importância do hospital ser campo de prática para a aplicação das provas, o que reforça o papel de apoio ao ensino e à saúde.
“Desde que assumi na Ebserh, primeiramente como gerente de Ensino e Pesquisa, em que aderimos ao Revalida, entendendo a importância de termos médicos bem formados para cuidar e tratar da nossa gente. Agora na superintendência do HUGV-Ufam conseguimos manter o programa dentro do hospital, pois somos a maior polo de formação em recursos humanos da Amazônia Ocidental, não poderíamos nos isentar desta responsabilidade enquanto escola de saúde. Temos a melhor estrutura física da região para realização deste e de outros processos que envolvam a educação em saúde.”
A prova acontecerá simultaneamente em 10 cidades (Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Manaus, São Luís, Uberlândia, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba). Em Manaus, nesta segunda etapa, serão 131 candidatos que farão as provas práticas em cenários com avaliações estruturadas, abrangendo as cinco grandes áreas da medicina (clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, medicina preventiva e social, e ginecologia e obstetrícia).
Segundo dados do Inep, nesta primeira etapa do Revalida 2023-1, dos 9.236 candidatos presentes, apenas 1.217 foram aprovados para a segunda etapa. Isso representa que a cada 10 médicos que tentaram validar seu diploma para trabalhar no Brasil, 8,7 não passaram para a próxima etapa neste primeiro semestre, o que reforça o rigor da avaliação.
Saiba mais:
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática): A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
A primeira etapa conta com duas provas, uma com questões objetivas e a outra com perguntas discursivas;
A segunda etapa conta com uma avaliação de habilidades clínicas, que permite conhecer as técnicas, competências e conhecimentos dos profissionais.
Sobre a Ebserh
O Hospital HUGV faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
O QUÊ?
HUGV é o único hospital do Norte do Brasil onde ocorrerá a prova
QUEM?
Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ufam/Ebserh)
QUANDO?
24 e 25 de junho de 2023
ONDE?
Manaus, Amazonas