Manaus qui, 15 out
A Crítica
Geral

Por conta da estiagem, parte do Porto de Codajás é interditado

Com isso, está proibido o acesso de carros, caminhões, veículos leves ou pesados. Estando permitido somente o acesso de pessoas, motos e moto-cargas

Publicado em 26/10/2022 às 18h48
Por conta da estiagem, parte do Porto de Codajás é interditado
Foto: Secom / Codajás

Parte do porto flutuante de Codajás, no interior do Estado, foi interditado nesta quarta-feira (26) pela empresa responsável pelos serviços de manutenção e operação do local. O fechamento é motivado por conta da inclinação que o berço do flutuante intermediário está apresentando por culpa de problemas com afundamento do solo – por conta da estiagem – nas regiões próximas à sua fundação. 

Com isso, está proibido o acesso de carros, caminhões, veículos leves ou pesados. Estando permitido somente o acesso de pessoas, motos e moto-cargas.  

“Essa proibição ocorre, pois, quando veículos leves ou pesados acessam o flutuante por meio da ponte, a estrutura metálica do berço apresenta sinais de instabilidade. Dessa forma, com o objetivo de evitar maiores danos à estrutura do porto e acidentes com operadores e usuários, o acesso de veículos leves e pesados ao flutuante principal, por meio da ponte, fica proibido”, afirma parte da nota emitida pela Comserviço LTDA, que administra o porto. 

Procurando evitar também maiores danos à estrutura metálica do berço, fica proibida a atracação de proa ou popa no flutuante principal. Este tipo de atracação pode forçar ainda mais a estrutura do berço e gerar acidentes.  

Com isso, a atracação deve ser realizada somente utilizando os bordos das embarcações. Da mesma forma, durante a ocorrência de temporais e fortes ventos, todas as embarcações que estiverem utilizando a IP4 devem desatracar imediatamente.

Leia também

Voltar para Geral