Manaus qui, 29 out
A Crítica
Geral

Prefeitos de 50 municípios se unem para criar instituto de desenvolvimento do Amazonas

O fórum terá como presidente, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). E o vice-presidente será o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior (PSC)

Publicado em 20/05/2022 às 18h42 · Atualizado em 20/05/2022 às 18h59
Prefeitos de 50 municípios se unem para criar instituto de desenvolvimento do Amazonas
Foto: Divulgação

Oitenta e dois por cento dos 62 prefeitos do Amazonas decidiram criar o Instituto de Desenvolvimento Ambiental Social e Econômico dos Municípios do Estado (Idasemam) para fazer frente à Associação Amazonense dos Municípios (AAM), que é comandada pelo prefeito de Manaquiri, Jair Souto, aliado do senador Eduardo Braga (MDB). 

O fórum terá como presidente, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). E o vice-presidente será o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior (PSC).

Frederico Júnior afirmou que o atual comando da AAM não proporciona aos prefeitos do interior uma interlocução com o governador Wilson Lima (UB), o que dificulta repasses de recursos aos municípios.

O prefeito reconheceu que desde a eleição que consagrou Jair Souto presidente da AAM, a associação perdeu o sentido. De acordo com ele, Souto mudou o estatuto da entidade para não haver eleição neste ano.

“Isso é um dos desagrados de todos nós prefeitos”, disse. “[A AAM] atrapalha a relação com o governo, algo que não deveria acontecer. Porque se você está à frente de um órgão desse, tem que ter o diálogo. Ninguém consegue viver sem o apoio do Governo do Estado”, completou.

O lançamento do Idasemam aconteceu,  na quinta-feira. O evento contou com a presença do governador Wilson Lima (União).

Frederico Júnior contou que 30 prefeitos participaram do evento de lançamento do instituto. Segundo ele, a tendência é que o número de prefeitos aumente para 51 quando o instituto passar a funcionar de fato.

“Não tenho dúvida de que quando os 50 [prefeitos] aderirem os outros demais vão ter que vir. Pagamos todo mês à associação. Não vai ter como funcionar a associação se 50 prefeitos aderirem o instituto”, disse  Frederico.

O instituto, ainda segundo Frederico, funcionará nos moldes da AAM. A nova entidade também publicará o Diário Oficial de todos os municípios do interior. No entanto, ainda não há previsão de quando o novo fórum irá disponibilizar informações de gastos e contratações dos municípios que irão integrá-lo.

Procurado, Jair Souto não respondeu à reportagem até a publicação da matéria.

Leia também

Voltar para Geral