Primeiro mestrado em Indústria 4.0 no AM será ofertado ainda em 2019
Parceria entre Ufam e Suframa resultou na abertura do curso, que deve abrir seleção ainda neste mês de novembro. Mestrado será para turma específica de 20 servidores da Suframa
Uma parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), resultou na formalização de um Termo de Execução Descentralizada (TED), com vistas à oferta do primeiro mestrado com ênfase em Indústria 4.0 da região, a ser ofertado pela universidade para uma turma específica de 20 servidores da Suframa.
“A parceria, disponibilizará recursos de 400 mil reais para a manutenção do curso ao longo de dois anos. Em outras palavras, é a Suframa descentralizando recursos da União para que a Ufam execute o mestrado, pois o curso exige uma fonte de financiamento. Este é só o primeiro passo. O TED é assinado por quem envia o dinheiro e por quem recebe e executa”, esclareceu o reitor da Ufam, Sylvio Puga, ao frisar o ineditismo do projeto na região Norte.
A seleção está prevista para ocorrer ainda neste mês de novembro, e a turma deverá ter início ainda em 2019.
O coordenador da parceria e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Ufam, professor Kenedy Vieira, informou que servidores egressos de todas as áreas do conhecimento poderão participar, já que a ideia é trabalhar com a parte de Gestão.
“Muito provavelmente, as aulas terá início no mês de dezembro, logo após ser concluída a seleção, que será em novembro”, destacou ele. Como se trata de uma turma fechada, os critérios de seleção são estabelecidos “conforme as necessidades do cliente”, enquanto o recurso para a manutenção será repassado para a Ufam por deslocamento oriundo do orçamento federal.
Com esse valor, o coordenador da parceria explica que serão atendidos os professores, que terão bolsas para atuarem fora do horário de expediente regular.
O superintendente adjunto da Suframa, coronel Alcimar Martins, lembrou que, hoje, as empresas têm a obrigação de investimento em Instituições Públicas, sejam eles de desenvolvimento, de capacitação ou na área de sustentabilidade. “A Lei existe. Atualmente, a Suframa não possui recurso próprio, mas temos como procurar as empresas para apresentar as propostas que nos são trazidas pelos parceiros”, observou o coronel.
O assunto “Indústria 4.0 e Sustentabilidade” no âmbito das universidades foi debatido durante a 12ª Assembleia Geral e do 11º Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileira, que ocorreu entre os dias 29, 30 e 31 de outubro o auditório Eulálio Chaves, da Ufam.
Waltair Machado: pró-reitor de Inovação Tecnológica da Ufam (Protec)
“A importância de se firmar parcerias profícuas e permanentes com instituições contribuem para a formação de experts. Já estamos atrasados na corrida para a modernização do nosso parque industrial. Não podemos perder o timing. Precisamos ter um centro de desenvolvimento para acomodar essas necessidades de criação. Ao lado dos recursos humanos, nós precisamos atalhar o caminho e fortalecer as parcerias com as instituições que mais têm avançado nesse setor. Nós precisamos formar os formadores”, afirma.
Turma específica
O coordenador da parceria e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Ufam, professor Kenedy Vieira, explica que a turma será abrigada na já existente estrutura do PPG, mas terá necessidades próprias. “Nós teremos disciplinas obrigatórias do Programa e as optativas, que são voltadas a essa formação específica”. afirmou o docente.