Manaus dom, 18 out
A Crítica
Geral

Projeto muda regras para acomodar produtos hortícolas

As embalagens retornáveis devem ser resistentes ao manuseio e às operações de higienização e não devem facilitar a contaminação

Publicado em 24/09/2012 às 15h29 · Atualizado em 12/03/2022 às 04h27
Projeto muda regras para acomodar produtos hortícolas
Foto: O projeto visa a saúde da população

Tramita na Câmara projeto que regulamenta o formato das embalagens destinadas ao acondicionamento de produtos hortícolas “in natura”. Pela proposta (Projeto de Lei 3778/12), da deputada Iracema Portella (PP-PI), essas embalagens devem atender a requisitos como dimensões externas para permitir empilhamento, preferencialmente, em palete (“pallet”) com medidas de 1,00 m por 1,20 m, que podem ser descartáveis ou retornáveis.

As embalagens retornáveis devem ser resistentes ao manuseio e às operações de higienização e não devem facilitar a contaminação. Além disso, o fabricante ou o fornecedor de embalagens de produtos hortícolas deve ter sua razão social, número do CNPJ e endereço identificados nos invólucros.

A autora argumenta que a medida garantiria a adequada conservação e integridade dos produtos destinados ao abastecimento da população, ao assegurar que embalagens antiquadas, de madeira, sejam abandonadas em favor de materiais de fácil higienização, como as caixas plásticas (paletes).

“Com a substituição das caixas de madeira por materiais reutilizáveis e higienizáveis, diminui também a demanda por produtos florestais”, afirma a deputada.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também

Voltar para Geral