Manaus seg, 2 nov
A Crítica
Geral

Rafael Correa anuncia que será candidato à vice-presidência do Equador

Ainda não se sabe, porém, se o ex-presidente (2007-2017) poderá concretizar sua candidatura

Por AFP
Publicado em 18/08/2020 às 23h19 · Atualizado em 10/03/2022 às 07h04
Rafael Correa anuncia que será candidato à vice-presidência do Equador
Foto: AFP

O ex-presidente Rafael Correa, que está na Bélgica e enfrenta vários processos judiciais com mandados de prisão, anunciou nesta terça-feira (18) que será candidato à vice-presidência do Equador nas eleições de fevereiro, por uma coalizão de esquerda.

“Aceito com alegria esta nova responsabilidade, que não busquei nem mesmo desejei”, disse Correa após se apresentar como candidato pela frente União pela Esperança (UNES) em uma transmissão pelo Facebook.

Ainda não se sabe, porém, se o ex-presidente (2007-2017) poderá concretizar sua candidatura. Além dos processos judiciais – nenhum com julgamento final -, terá que aguardar o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) habilitar sua candidatura ao segundo cargo político do país.

Correa acompanharia o economista Andrés Arauz, de 35 anos, um de seus ex-ministros que concorre à presidência pela UNES, coalizão que reúne diversos partidos e organizações de esquerda, além de grupos indígenas e sindicatos.

“Aceito essa responsabilidade que meus colegas me deram de participar como candidato à vice-presidência da república por esse sonho coletivo que chamamos de revolução cidadã”, declarou Correa, em alusão à forma como seu governo era conhecido.

Leia também

Voltar para Geral