Manaus sáb, 31 out
A Crítica
Geral

Rafael Lacerda comenta saída de Ibson: ‘Momento de aparecerem outros líderes’

Técnico do Amazonas FC destacou importância do meia e disse estar atento ao mercado na busca por um substituto

Publicado em 12/04/2022 às 09h56
Rafael Lacerda comenta saída de Ibson: ‘Momento de aparecerem outros líderes’
Foto: Jadison Sampaio/AMFC

Na semana que antecede a estreia do Amazonas na Série D, o clube Aurinegro teve importante baixa. Em comunicado publicado na manhã desta segunda-feira (11), a Onça Pintada informou que, em comum acordo, o meio-campo Ibson não faz mais parte do elenco que vai disputar o Brasileirão.

Aos 38 anos, o jogador que foi capitão do time durante todo o Barezão, agradeceu ao clube pelos dois anos consecutivos ao qual defendeu a equipe, classificando o período como “uma experiência incrível”.

“Foram dois anos de muito aprendizado. E apesar dos resultados não terem sido os melhores, foi mais uma experiência incrível para minha carreira. Fui muito feliz aqui. Fiz grandes amigos, conquistei o respeito das pessoas e o principal, dei o meu melhor. Me esforcei ao máximo para atingir os objetivos do clube e ajudar meus companheiros”, disse o jogador em entrevista concedida ao veículo de comunicação oficial do clube. 

Ibson fez parte de um pacote de reforços trazidos pela cúpula aurinegra do Amazonas, para a disputa do Barezão; Ele chegou em 2021 ao lado de nomes como o de Marion e Soares, atletas que permanecem no clube. Com o objetivo principal -vaga na Série D-  conquistado, o jogador encerrou a passagem pelo time que é um dos caçulas do estado. 

O técnico da Onça, Rafael Lacerda, destacou a história do meia e a importância dele para colocar o clube em evidência, contudo, ele lembrou que a saída de um pilar da equipe, abre espaço para que outros jogadores ocupem um espaço de liderança no elenco, algo que avalia como benéfico para o futebol.

“Primeiro a gente tem que destacar a história do Ibson, não só aqui no Amazonas, mas em todos os lugares que ele passou, é um cara vitorioso, com uma carreira muito bonita. A gente sabe que ele era o capitão da equipe, a principal liderança. E agora chega o momento de aparecerem outros líderes e isso é bom pro futebol. Tu fomentar novas lideranças dentro do Amazonas, tem atletas novos, tem atletas experientes, chegarão mais atletas, então isso também abre espaço para outros atletas assumirem essa responsabilidade”, disse Lacerda, ele prosseguiu explicando ainda que desde que chegou ao clube, entendia que haveriam baixas, portanto para ele é impossível dizer se a saída de Ibson impacta negativa, ou positivamente na formação do elenco. 

“Não tem como eu dizer se ele vai impactar ou não na nossa forma de jogar. A gente assistiu duas partidas das quartas de final onde o Amazonas acabou eliminado e a gente sabia que ia haver algumas mudanças. Alguns jogadores iriam sair, outros chegariam, é como está acontecendo. Então não tem como eu apontar que determinado jogador vai fazer falta ou vai impactar no meu modelo de jogo”

 

Atentos no mercado

 

Questionado se o Amazonas iria ao mercado em busca de uma jogador de características parecidas, Lacerda foi taxativo ao dizer que a diretoria está atenta ao mercado. Ele enfatiza que para um time que vai disputar a Série D, é muito difícil competir com times de séries superiores. 

“A gente tá muito atento no mercado, claro que é um momento que todos os clubes estão contratando, clubes da série A, da série B, da série C, então a concorrência para um clube da série D chega a ser um pouco desleal, porque os clubes da série C e B principalmente, têm mais poder aquisitivo que os clubes da D e, muitas vezes os atletas também optam por jogar em divisões superiores, mas o Amazonas é um clube que está conseguindo atrair a atenção desses atletas que a gente está monitorando e talvez chegue algum jogador nessa função”, comentou o técnico, que ainda explicou ter em mãos jogador no plantel para fazer a função que Ibson executava em campo, explicando que a polivalência de meias o agrada.

“A gente está atento, por enquanto não tem nenhum outro atleta acertado, mas dentro do elenco a gente vê jogadores com potencial para exercer essa função, a gente tem volantes, a gente tem meias que jogam também como volantes e é uma coisa que eu gosto, jogadores de um poder mais de armação jogar numa posição mais defensiva, na construção das jogadas”, ele prosseguiu:

“O Ibson era um volante, mas que sabia construir muito com muita qualidade. Então dentro da nossa equipe a gente tem jogadores para suprir essa lacuna, mas a gente também está atento ao mercado e provavelmente deva chegar algum atleta nessa função também”

 

Estreia na D

 

A Onça Pintada fará a sua estreia no Brasileirão Série D 2022, no dia 17 de abril. O jogo que marcará o 1º duelo dos aurinegros em uma competição de âmbito nacional, será contra o time acreano do Humaitá, às 17h (horário de Manaus), na Arena da Floresta.

Na competição, o Amazonas FC integra o Grupo A1, que conta também com o São Raimundo-AM, São Raimundo-RR, Náutico-RR, Porto Velho-RO, Trem-AP, Rio Branco-AC e Humaitá-AC.

Leia também

Voltar para Geral