Rotta seria prefeito no mês de julho
Pré-candidato a prefeito de Manaus e rompido com o atual titular do cargo, o vice-prefeito Marcos Rotta (DEM) diz que aceitaria o risco de ficar inelegível para assumir a prefeitura durante o tempo em que Arthur Neto (PSDB) ficou afastado para se tratar da Covid-19, em São Paulo, ao longo do mês de julho. Isso se ele soubesse que Arthur ficaria tanto tempo distante da cidade. “Não sabia que o prefeito ia ficar mais de 30 dias ausente”, afirma. Arthur testou positivo no dia 30 de junho, quando foi internado.
Tapa buraco Coube ao procurador-geral do Município, Rafael Albuquerque, “tapar o buraco”, uma vez que o vereador presidente da Câmara também estava impedido de assumir porque pretende disputar reeleição. O PGM assumiu no dia 6 de julho, quando Arthur deu entrada no Sírio Libanês. A princípio, ele ficaria “de cinco a seis dias” na função.
Se eu soubesse! Ocorre que a estadia do prefeito em SP se prolongou e Arthur só voltou para Manaus no fim daquele mês. “Se soubesse que o prefeito ia ficar esse período todo fora e deixaria a cidade do jeito que deixou, mesmo tendo risco de ficar inelegível, eu assumiria a prefeitura”, afirma o vice.
Nem ia durar Mas, Rotta diz que não conseguiria esquentar a cadeira porque Arthur não deixaria. “Tenho certeza de que ele (Arthur) voltaria antes desses 30 dias nem que fosse com um soro no braço”, aposta.
Veja bem Decisão judicial monocrática não pode afastar um governador do cargo. O alerta é do deputado federal Marcelo Ramos (PL), que é advogado e professor de Direto, em referência à decisão do ministro Benedito Gonçalves, do STJ, em relação a Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro.
E quem pode? “Qualquer ato de corrupção deve ser firmemente repudiado e punido, sempre nos limites da lei”, pondera Ramos. Para o deputado, só a Assembleia Legislativa pode afastar um governador. Decisão colegiada do Pleno do STJ “até pode, mas monocrática não!”.
Força oculta O projeto de lei complementar 183/2019, que institui o imposto sobre grandes fortunas, chegou ontem à marca de 332.919 apoios no e-Cidadania, do Senado. Há 7.250 pessoas contrárias. O autor do projeto, senador Plínio Valério (PSDB-AM), diz que, apesar do apoio popular maciço, há um lobby contra que impede a votação.
Tá pronto, mas… O PLC teve parecer favorável do relator, Major Olímpio (PSL-SP), e está pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado desde o fim de março. Enquanto isso, segundo Plínio, preferem “tirar dos pobres para socorrer os paupérrimos”, em referência à proposta natimorta do ministro Paulo Guedes para o programa Renda Brasil.
Recorde de fogo Dados do Inpe publicados pelo O Globo no sábado mostram que só neste mês foram registrados 7,6 mil focos de queimadas no Amazonas, maior registro para esse período do ano nos últimos 22 anos. Agosto costuma ser o mais seco da região, quando ocorre o maior número de incêndios florestais.
Lançamento O governador Wilson Lima (PSC) lança hoje o “Saúde Amazonas”, o novo programa de reordenamento e modernização da área, durante a inauguração da nova sede do complexo regulador, no Centro.