Manaus ter, 27 out
A Crítica
Geral

Servidores apoiam ação da Federal

Publicado em 27/04/2019 às 14h59 · Atualizado em 13/03/2022 às 20h29
Servidores apoiam ação da Federal

A  Associação dos Servidores do Instituto de Proteção Ambiental do AM (ASSIPAAM) divulgou nota, ontem, para apoiar e agradecer a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF/AM), que deflagraram a “Operação Arquimedes” a fim de derrubar um esquema de extração e comércio ilegal de madeira na Amazônia. Na nota, a associação diz que “repudia veementemente o desvio de conduta de alguns servidores e colaboradores que usam de seus cargos e funções para cometer crimes de corrupção e favorecimento ilícito”. 

Colaboração O texto distribuído pela ASSIPAAM diz, ainda, que  a entidade se coloca “à disposição para colaborar e contribuir com as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, no intuito de ajudar a eliminar esse tipo de ação criminosa”. 

Tentáculos  A Operação Arquimedes cumpriu 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, 109 de busca e apreensão no Amazonas, Rondônia, Roraima Acre, Minas Gerais Mato Grosso, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal, além de conseguir autorização para bloqueio de R$ 50 milhões das contas dos envolvidos. 

A rodo  A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) renovou um contrato de R$ 3,5 milhões com a empresa Royal Gestão  Informática para prestação de serviços de impressão. O contrato será válido por mais 12 meses. 

Suspenso  A Câmara Municipal de Manaus (CMM) suspendeu por até 120 dias a execução contratual da empresa Amazonas Produtora Cinematográfica para locação de toda infraestrutura necessária para a transmissão da Rádio Câmara de Manaus, na frequência 105,5 MHz. 

Festejo  Uma proposta de lei do vereador Elias Emanuel (PSDB) pretende instituir a Festa da Padroeira Santa Edwiges, a ser comemorada, anualmente, no dia 16 de outubro. 

Incentivo   O vereador Everton Assis (DEM) apresentou projeto de lei que visa isentar os doadores de medula óssea da cobrança de taxa de inscrição em concursos públicos promovidos em Manaus. 

Referência  Na rápida visita que fez a Manaus, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), conheceu uma empresa do Pólo Industrial que é referência em pesquisa e desenvolvimento: a Transire. A fabricante de maquininhas de cartão mantém um instituto que está desenvolvendo biodiesel e ração a partir de sobras de peixes regionais.

Positivo  A agenda de Witzel no Amazonas “casou” com a necessidade urgente de fazer o Brasil conhecer o que é, de fato, a Zona Franca de Manaus. Ciceroneado pelo colega de partido, Wilson Lima, o governador carioca saiu daqui muito bem impressionado.

Sentinelas 1  Ontem, o  presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), pediu “atenção permanente” aos colegas em relação aos possíveis novos ataques que Zona Franca de Manaus (ZFM) pode sofrer.  

Sentinelas 2  “Embora esteja assegurada pela própria Constituição, nosso modelo econômico é vulnerável a decisões que possam ser tomadas pela equipe econômica. Pode haver um esvaziamento do modelo, por isso precisamos estar sempre alertas”, afirmou o vereador.

Leia também

Voltar para Geral