Manaus qui, 22 out
A Crítica
Geral

Servidores da ALE na expectativa

Publicado em 08/07/2019 às 11h25 · Atualizado em 13/03/2022 às 21h48
Servidores da ALE na expectativa

Diante da possibilidade de serem atingidos pela reforma da Previdência, que ainda pode incluir estados e municípios, servidores da Assembleia Legislativa do Estado (ALE–AM) trataram de se mobilizar. A Associação de Servidores da ALE-AM (Assale) entregou projeto ao presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), tratando, entre outros temas, do ajustamento das funções gratificadas. A ideia é assegurar que tais gratificações sejam levadas em conta no cálculo da aposentadoria antes da aprovação da reforma.

Prazo O presidente Josué Neto recebeu o projeto e determinou 60 dias para estudos e ajustes. O prazo expirou no dia 30 de junho mas ainda não houve um posicionamento. Os servidores aguardam ansiosos que o projeto seja colocado em pauta.

Ansiedade A pressa dos funcionários da ALE-AM, especialmente dos que já estão aptos a se aposentar, se justifica pelo fato de que, ao que tudo indica, a reforma da Previdência deve mesmo ser sacramentada nos próximos meses, causando perdas aos servidores caso não consigam se aposentar pelas regras atuais. 

Eleições Mal assumiu o comando do PP no Amazonas, o deputado federal Átila Lins já iniciou as articulações visando as eleições municipais do próximo ano. No momento, a meta é fortalecer as bases do PP no interior do Estado. 

Desafio Atualmente, o partido possui apenas quatro diretórios no interior. O objetivo é formar diretórios o mais rápido possível para chegar em 2020 com condições de eleger boa quantidade de prefeitos e vereadores.

Capital Segundo Átila Lins, o ex-presidente estadual do PP, Francisco Garcia é o escalado para ser o articulador do PP visando a eleição em Manaus. “Ele é um patrimônio do partido e, se aceitar nosso convite, será precioso no jogo das articulações”, diz o novo dirigente.

DPE Os fóruns dos municípios de Parintins, Itacoatiara, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e Barreirinha voltaram a contar com salas destinadas a defensores públicos, o que é considerado um importante avanço pela atual gestão da Defensoria Pública.

Gasolina Caberá ao juiz Paulo Fernando de Britto  Feitoza decidir sobre a ação civil pública movida por órgãos de defesa do consumidor que pede, em caráter de urgência, a redução do preço da gasolina  praticado em Manaus. 

Ação Procon Manaus, Ministério Público Estadual (MPE), Procon-AM e a Defensoria Pública DPE-AM pedem redução correspondente a 14,5%, conforme percentual de redução anunciado pela Petrobras em junho, mas que não foi percebido nos postos de Manaus.

Prevenção O Comitê Gestor de Prevenção ao Suicídio realizará em agosto oficinas do projeto de prevenção ao suicídio nos municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. As cidades foram escolhidas porque lideram as ocorrências. De  2015 a 2017 foram 310 casos registrados no Estado.

Restituição A Receita Federal libera hoje a consulta para o segundo lote de restituição do Imposto de Renda. Boa notícia para os 45.165 contribuintes do Amazonas incluídos no lote e que receberão o dinheiro no dia 15.

Leia também

Voltar para Geral