Ufam abre vagas de mestrado em Propriedade Intelectual
A inscrição é efetuada exclusivamente via internet, na página do Profnit Nacional
A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) realiza inscrições de seleção ao Exame Nacional de Acesso (ENA-2021) que acontece no período de 2 a 8 de novembro. O interessado deve acessar o edital clicando aqui. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que integra o quadro de Universidades parceiras, oferta 10 vagas.
A inscrição é efetuada exclusivamente via internet, na página do Profnit Nacional, considerando o início das inscrições às 12h do dia 2 de novembro (horário oficial de Brasília) e o término às 18h do dia 8 do mesmo mê.
O Profnit teve aprovação do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/Capes) com pós-graduação, stricto sensu (mestrado profissional), em Rede Nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação cujo objetivo é a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
Conforme o Edital, o ENA consiste em duas etapas: Etapa 1 (Prova Nacional) e a 2 (Análise Curricular). A seleção será realizada em caráter nacional, mas com competição entre candidatos restrita ao âmbito do Ponto Focal escolhido, não sendo permitido realizar qualquer etapa desta Chamada em Ponto Focal distinto do escolhido para cursar. O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses.
Público alvo
Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior – graduação – emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC, com também, concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC.
“A Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso – ENA 2021, para ingressantes no PROFNIT no ano letivo de 2021.
As inscrições estarão abertas de 12h00 do horário oficial de Brasília de 02/nov/2020 até 18h00 do horário oficial de Brasília de 08/nov/2020. Mais informações sobre inscrições, cronograma etc podem ser obtidas no texto integral da Chamada disponível em http://www.profnit.org.br/pt/exame-nacional-de-acesso/
O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
O PROFNIT é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O PROFNIT é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.
Integram a Rede Nacional do PROFNIT 32 Pontos Focais, distribuídos por 21 estados mais o Distrito Federal. Os Pontos Focais são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do PROFNIT, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula. “
—
Prof. Dr. Daniel Reis Armond de Melo
Professor Associado
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Faculdade de Estudos Sociais – FES
Departamento de Administração – DA
Campus Universitário, Av. Rodrigo Otávio, 3000, Coroado, CEP 69077-000 – Manaus (AM)
Setor Norte, Bloco X, Sala 6
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0038720677709107