Manaus ter, 3 nov
A Crítica
Geral

Vereadores aprovam reajuste salarial de 5,1% aos servidores da CMM

O reajuste salarial foi aprovado por todos os 30 vereadores presentes no Plenário Ruy Araújo durante a votação. Hoje, o Legislativo municipal desembolsa 14,1 milhões (valor bruto) para pagar a folha de pagamento

Publicado em 13/09/2021 às 21h48 · Atualizado em 09/03/2022 às 00h33
Vereadores aprovam reajuste salarial de 5,1% aos servidores da CMM
Foto: Arquivo/AC

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta segunda-feira (13), em primeira discussão, um projeto de lei de autoria da Mesa Diretora que concede reajuste salarial de 5,1% aos servidores da Casa.

O reajuste salarial foi aprovado por todos os 30 vereadores presentes no Plenário Adriano Jorge durante a votação. Onze vereadores faltaram na reunião ordinária desta segunda-feira, de acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da CMM.

Segundo o demonstrativo global de pessoal da Câmara do mês de julho, 1.780 funcionários estão à disposição das atividades da Casa. O Legislativo municipal desembolsa 14,1 milhões (valor bruto) para pagar a folha de pagamento.

Na justificativa do projeto aprovado, destaca-se que a lei em questão pretende somente garantir a reposição salarial dos servidores da CMM, “prevista na Constituição Federal, aplicando-se a variação do (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC).

A revisão salarial recebeu parecer favorável de três comissões temáticas e deverá ser novamente votada em segunda discussão na sessão plenária desta terça-feira (14).

Um vigia, que recebe o menor salário pago a um funcionário efetivo da Casa, de R$ 2.479,60, com a revisão, passa a ganhar 2.606.59. Ou seja, um aumento real de R$ 126,45.

Aumentos em série

Também em maio, os deputados estaduais deram um reajuste salarial de 5,2% aos servidores da ALE-AM. Na mesma votação, foi aprovado outro reajuste de 4,31% aos servidores do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM).

Na ocasião, o deputado Serafim Corrêa (PSB), que votou contrário aos reajustes, disse que argumentou que o voto contrário é por “coerência” porque, para ele, a concessão da correção salarial só é razoável a partir de janeiro de 2022. Lamentou que o mesmo não é feito por outros servidores públicos do estado.

Os deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos, parabenizaram o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) pela aprovação da revisão salarial dos servidores da Assembleia.

O projeto que reajusta os vencimentos dos servidores da Assembleia é de autoria da Mesa Diretora. No caso do MP-AM, o pedido foi encaminhado pelo órgão ministerial à Assembleia Legislativa no dia 20 de abril pelo procurador geral da instituição, Alberto Rodrigues Júnior.

O reajuste salarial dos servidores da ALE também teve aplicabilidade aos inativos e pensionistas com direito à paridade com os servidores em atividade.

Leia também

Voltar para Geral