Após determinação, Prefeitura isola prédio da Santa Casa de Misericórdia, em Manaus
Espaço será vigiado 24 horas pela Guarda Municipal. Durante instalação de tapumes, equipes constataram presença de mendigos e "flanelinhas" na área
Cumprindo determinação da Justiça, a Prefeitura isolou e começou a fazer nesta sexta-feira (31) a vigilância do prédio da Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Manaus. Durante a ação, servidores constataram o uso indevido da área por “flanelinhas” e mendigos. Um posto fixo com ação 24 horas da Guarda Municipal será mantido no local a partir de hoje, segundo a Prefeitura. No terreno deve ser construído um hospital para o combate ao câncer de crianças e adolescentes No terreno deve ser construído um hospital para o combate ao câncer de crianças e adolescentes .
A ação começou às 8h e o trabalho foi realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), juntamente com servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Na ocasião, funcionários teriam constatado o uso indevido da área por “flanelinhas”, que exploravam o local para estacionamento clandestino.
Além disso, dentro do imóvel, cerca de 20 pessoas estavam dormindo sem qualquer condição de habitação. Foram encontrados, ainda, dejetos e animais e observado o furto da fiação.
Estrutura da Santa Casa encontra-se comprometida (Foto: Divulgação/Semcom)
Por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a Prefeitura informou que o grupo de flanelinhas foi orientado a deixar o prédio e os motoristas a retirarem seus carros. As pessoas que ocupavam o espaço também foram orientadas a deixar o imóvel e após a saída, o prédio foi isolado com telas de proteção.
Ainda segundo a Prefeitura, a Guarda estará a partir desta sexta com um posto fixo 24 horas na Santa Casa. A partir de segunda-feira (3), a Seminf deve instalar os tapumes na área.
Ação
A ação da Prefeitura de Manaus na Santa Casa de Misericórdia deve-se a uma decisão do juiz de direito da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Ronnie Frank Torres Stone, que ordenou ao Município a vigilância imediata do espaço, além de tapumes.
A notificação foi recebida pela Procuradoria Geral do Município (PGM), na quarta-feira, 29, que expediu, imediatamente, ofício à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Casa Militar para que cumprissem a decisão.
Hospital
O governador do Estado José Melo anunciou nesta segunda-feira (29) que vai intervir na instituição para retomar o funcionamento da Santa de Misericórdia, em Manaus. Em entrevista à imprensa, Melo declarou que irá desapropriar o terreno da entidade para construir um hospital de referência voltado para o combate ao câncer de crianças e adolescentes.
De acordo com José Melo serão investidos R$ 17, 5 milhões para a desapropriação e 15 milhões para a construção do hospital de câncer voltado para crianças e adolescentes. O recurso virá do próprio governo do Estado.