Eles são muito requisitados nessa época do ano
Papais noéis contam sobre a satisfação de ‘encarnar’ o ‘Bom Velhinho’, mantendo acessa o espírito natalino
O Papai Noel é uma das figuras mais representativas do período natalino. A história acerca dessa entidade descreve um senhor idoso, acima dos 60 anos, com roupas vermelhas, que nas vésperas de Natal, pega o trenó puxado por nove renas e deixa um presente debaixo da árvore para aquelas crianças que enviaram carta com o pedido e tiveram bom comportamento ao longo do ano.
A origem do Papai Noel está ligada diretamente ao bispo cristão Nicolau Taumaturgo que viveu na cidade de Myra – atual território da Turquia – nos séculos III e IV depois de Cristo (d.C). O religioso ficou conhecido pela generosidade ao utilizar a herança deixada pelos pais para distribuir presentes para crianças órfãs. Ele morreu em 334 d.C, canonizado pela igreja católica, se tornou São Nicolau de Mira.
Noel vive e reina no imaginário das crianças ao longo dos séculos. E tem quem incorpore o personagem nesta época do ano para dar continuidade à magia do “Bom Velhinho” e também garantir uma renda extra.
É o caso do artista plástico, ator e recreador Roberto Carlos Jr, 36 anos, que nessa época do ano muda a cor dos cabelos e barba e traz de volta a vida o Papai Noel.
Em meados de 2004 o ator interpretou pela primeira vez o Noel na peça teatral “Lágrimas de Brinquedo”.
“Coloquei uma barba falsa e fiz uma atuação muito da sua ruinzinha, na minha opinião”, disse. Em 2006 ao lado da apresentadora Maysa, na época com três anos, viveu novamente o Noel em uma apresentação na Arena Amadeu Teixeira. “Foi sensacional essa chegada. Fui para o Amazonas Shopping, passei algumas semanas, mas tive que sair”, relembrou.

O início da carreira como Papai Noel para Roberto Carlos foi por meio do incentivo de um amigo. (Foto: Arquivo Pessoal)
A carreira como Papai Noel de Roberto teve o incentivo de amigos como Kleber Sado e a diretora de teatro Socorro Andrade. “Eu tive alguns convites para ir em casa na noite de natal, mas por diversão, e alguns quiseram me pagar e eu aceitei, óbvio (ho-ho-ho)”, disse.
Em 2011 ele fez morada como Bom Velhinho do Parque Cidade da Criança, no Aleixo. “O espírito natalino pousou sob mim vindo dos antigos Noéis e diretamente de São Nicolau”, falou.
Em outras temporadas…
Fora da temporada natalina, Roberto trabalha no grupo recreativo Folia Kids e também em peças na Companhia Metamorfose. “A muvuca começa em outubro, mês das crianças. Na metade já viro o Papai Noel e começo a trabalhar com sessões de fotos”, disse. Ele contou que tem uma pequena equipe para virar Noel: a fotógrafa Karol Salvatore, o barbeiro Rick Bentes, a figurinista Dione Maciel.
“A agenda é bem cheia de Papai Noel. Saio de um evento e já vou correndo para outro. Começo a fechar no mês de julho e agosto já começa a fechar eventos comigo. Claro, que tem os atrasados que tentam fechar em cima da hora, nos meses de novembro e dezembro. Tenho alguns papais-noéis parceiros que a gente acaba se ajudando e passando o bastão para eles”, explicou o ator.

Quando chega a época natalina, Roberto Carlos muda a cor do cabelo e da barba (Foto: Arquivo Pessoal)
Para ele interpretar um personagem tão importante é sinônimo de esperança. “A esperança de que se pode receber um grande presente seja físico ou sentimental. Seja algo bom que está por vir. Como Papai Noel eu me uso como ferramenta para lembrar o verdadeiro significado do Natal. Nós temos que lembrar sempre que o Natal é o nascimento de Jesus Cristo. Eu uso cada momento ou lugar, para as crianças relembrarem e também os pais”, disse Roberto.
Papai Noel por acaso
É o terceiro ano que o empreendedor Marco Antonio Ferreira, 43 anos, incorpora o Papai Noel para o Natal. E tudo começou meio que no acaso. “Não foi de mim, mas um amigo do trabalho que sempre me enxergou como Papai Noel. Ele já trabalha algum tempo exercendo o personagem nos fins de ano até que me convenceu a fazer alguns trabalhos e eu acabei gostando”, disse Ferreira.

Marco Antônio incorpora o Papai Noel pelo terceiro ano consecutivo (Foto: Paulo Bindá)
Ferreira ressaltou que a demanda para o personagem nessa época do ano é intensa. “As pessoas ainda gostam e cultivam em seus corações esse espírito do Natal, esse encanto da época. A gente é muito procurado no final do ano, tanto que realmente fica difícil conciliar com a agenda profissional do dia a dia, nós temos que recusar vários trabalhos por conta de já ter a agenda lotada”, disse.
Tem que ter preparo físico
Para viver o Papai Noel, Marco Antonio Ferreira, 43 anos, diz que começa a preparar o condicionamento físico para aguentar a maratona de eventos, assim como passa por um verdadeiro processo de transformação no visual. Já possui barba grande, mas passa horas no barbeiro para descolorir e deixa-la branca igual a do “Bom Velhinho”. Segundo ele, fica muito feliz e satisfeito em incorporar o personagem.
“Faço umas caminhadas para melhorar o condicionamento físico, no tocante ao fôlego porque a gente fala bastante. A questão da barba, alguns papais-noéis idosos já tem a barba toda branca. Isso facilita muito. Não é o meu caso. Eu tenho que fazer a descoloração da barba todo ano. Devo confessar que é um pouco de tortura nesse caso aí. Mas é um sacrifício que vale a pena sempre, né?”, disse o empreendedor.

Para viver o Papai Noel, Marco Antônio passa algumas horas no barbeiro para descolorir a barba (Foto: Paulo Bindá)
Embora ele sinta muita satisfação em viver o Papai Noel no período natalino, Ferreira ressalta que o símbolo maior do Natal é Jesus Cristo. “Apesar de incorporar o Papai Noel: um personagem que traz muita alegria às pessoas, personagem símbolo do Natal. Não podemos esquecer que o maior símbolo do Natal sempre será nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que nos ensinou e nos deu o maior presente: o amor e o amor ao próximo”, finalizou.