Manaus sex, 16 out
A Crítica
Manaus

Em Manaus, comércio espera aumento de vendas na véspera do Dia das Mães

Calçados, produtos de beleza, de cama, mesa e banho, além de semi jóias são alguns dos itens mais procurados no Centro de Manaus para presentear as mães no próximo domingo, 8 de maio

Publicado em 05/05/2021 às 19h22 · Atualizado em 09/03/2022 às 09h13
Em Manaus, comércio espera aumento de vendas na véspera do Dia das Mães
Foto: Junio Matos

Calçados, produtos de beleza, de cama, mesa e banho, além de semi jóias são alguns dos itens mais procurados no Centro de Manaus para presentear as mães no próximo domingo, 8 de maio. A movimentação ainda segue tímida na área central da capital, no entanto, a expectativa de comerciantes é de que o fluxo de vendas melhore na véspera da data de comemoração do Dia das Mães.

“O fluxo de venda está entre 70% a 80%, mas a nossa expectativa é que a véspera, o sábado, seja melhor”, comentou o gerente de uma loja de calçados, Janderson Farias. Sobre a preferência feminina, ele destaca que há sapatos para todos os gostos e idades. “Eu acredito que sai de tudo um pouco, aqui nós atendemos vários gostos desde as mães mais novas até as mais velhas, por exemplo, nós temos rasteirinhas de R$ 10”.

A técnica em enfermagem, Bruna Miranda, 25, apostou na compra de calçados para presentear a mãe e outras mulheres da família. Para ela, o domingo será de comemorações com a mãe, tias e avó. “A gente não pode mais perder a oportunidade de presentear as mães até por que com essa pandemia, nós estamos perdendo muitas pessoas, eu acredito que comemorar com a família é mais do que essencial”.

É na rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus, que Francy Tavares tem uma loja de roupas. Ela explica que a venda de vestimentas caiu nos últimos tempos, mas o que mais tem vendido são tapetes e mantas. “Épocas passadas eram muito melhores. As pessoas estão vindo ao Centro, mas para passear e não para comprar. O que a gente está vendendo bastante são tapetes e mantas, se não fosse depender apenas de roupa, eu acho que o comércio já tinha fechado”, ressaltou.

O dono de um estabelecimento de semi-jóias torce para que até sábado o fluxo de compras seja mais satisfatório. “A expectativa é que melhore com a proximidade da data. A gente está conseguindo vender, não é aquela quantidade esperada, mas eu acredito que possa melhorar”, destacou Jonadio Pereira da Silva.

Comércio aquecido

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, relembra que, no ano passado, o comércio não colheu bons frutos durante a época por conta da pandemia da Covid-19, quando todos os estabelecimentos da área central foram fechados para evitar contaminação e proliferação do vírus.

Este ano, ele comemora o retorno do comércio na segunda data mais lucrativa para o varejo, o Dia das Mães. “Nós tivemos um momento nebuloso desde o final do ano passado que se entendeu até o dia 9 de março quando o comércio do Centro foi autorizado a funcionar. A partir de então, nós começamos a nos reorganizar, a nos reabastecer e vivenciar uma data de nós pulamos em maio do ano passado devido a pandemia. Nós perdemos o Dia das Mães em 2020”, afirmou.

“Este ano, estamos convictos que vamos viver um grande desempenho nessa segunda melhor data do comércio. Poder vender é um grande momento de alegria e vamos superar momentos difícil que vivemos em janeiro e fevereiro”. Entre os produtos tradicionalmente mais vendidos durante o Dia das Mães estão confecções, calçados, eletroeletrônicos, eletrodomésticos.