Manaus sex, 30 out
A Crítica
Manaus

Governo quer transferir presos do PCC para a desativada cadeia Raimundo Vidal Pessoa

Cadeia do Centro de Manaus foi esvaziada em outubro do ano passado e é vista como alternativa para cessar guerra entre facções criminosas

Publicado em 02/01/2017 às 18h27 · Atualizado em 13/03/2022 às 05h20
Governo quer transferir presos do PCC para a desativada cadeia Raimundo Vidal Pessoa

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, afirmou que o Governo estuda viabilizar a transferência dos presos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) para a Cadeia Raimundo Vidal Pessoa, que está desativada desde outubro do ano passado.

” Ainda não sei quando isso vai acontecer, mas estamos trabalhando nisso”, declarou o secretário à reportagem. A ideia é isolar os membros do PCC para evitar novos confrontos com os integrantes da Família do Norte (FDN), principal facção criminosa do Estado e que, nas palavras do secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, “massacrou” o PCC no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

De acordo com Pedro Florêncio, a intenção é transferir os presos do PCC que estão no Centro de Detenção Provisória (CDP), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) para a histórica cadeia do Centro de Manaus, que seria cedida à Secretaria de Estado da Cultura.

O princípio de rebelião iniciado hoje no CDP foi justamente atribuído a presos do PCC que queriam se proteger da ação dos membros da FDN.

O secretário não detalhou a quantidade de presos ligados ao PCC que estão no sistema prisional do Estado, mas afirmou, em áudios que circulam nas redes sociais, que já teve a autorização do governador José Melo para prosseguir com o plano.