NOVA INICIATIVA

Manaus será sede do prêmio United Earth Amazônia, inspirado no Prêmio Nobel

Lançamento do projeto foi realizado hoje, durante uma videoconferência entre David Almeida e o Marcus Nobel, descendente do criador do Prêmio Nobel. Prêmio deve ocorrer em 27 de março de 2023

Michael Douglas
online@acritica.com
24/10/2022 às 19:10.
Atualizado em 24/10/2022 às 19:16

Lançamento do projeto foi realizado durante videoconferência (Foto: Divulgação)

Foi lançado nesta segunda-feira (24), durante uma videoconferência, o Prêmio United Earth Amazônia, que tem como objetivo promover globalmente o melhor de Manaus, da Amazônia e do Brasil na Arte, Música e iniciativas ambientais, sociais e de governança. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a United Earth, presidida por Marcus Nobel, descendente do criador do Prêmio Nobel. 

O evento já possui uma data para ser realizada, com a premiação estando prevista para ocorrer no dia 27 de março de 2023, no Teatro Amazonas.  

Segundo Marcus Nobel, a ideia de um prêmio focado na Amazônia vem desde o período da criação do Nobel, sendo necessário para enfatizar temas como preservação e meio ambiente. A escolha por Manaus, segundo ele, se dá pela cidade estar no Coração da Amazônia, sendo o palco ideal para esta iniciativa. 

“Quando falamos de Amazônia, falamos desses prêmios científicos no que se referem ao ambiente, mas nós também queremos abordar o prêmio do ponto de vista espiritual e como isso tem relevância nessa parte humanitária de fato. Então quando fui abordado para que nós pudéssemos criar um prêmio que se referisse a preservação ambiental em Manaus, eu fiquei muito empolgado”, afirma Marcus. 

O prêmio United Earth Amazônia envolve duas instituições: a United Earth e a LCTM BrandBuilders e tem entre os patrocinadores a empresa Tellescom, grupo com ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais.  

A ideia é tornar o prêmio United Earth Amazônia uma referência, tal qual o prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta. Segundo David Almeida, United Earth Amazônia será importante para transformar Manaus em referência mundial. 

 “Além de sermos a capital da Amazônia, esse prêmio tem uma relevância muito grande para a nossa cidade, nós temos a certeza do tamanho exponencial desse projeto, e ter o nome da premiação atrelado a Manaus é um reconhecimento e uma força de que nossa luta pela preservação da floresta e do meio ambiente está dando bons frutos, afinal, nosso modelo de desenvolvimento faz com que tenhamos 97% da floresta preservada, e isso é bom não só para Manaus, mas para o Brasil e para o mundo”, explicou o prefeito David Almeida. 

O prêmio nas categorias de Arte e Música será classificado pela sua contribuição pública para a conscientização, poder de unificação e relevância em torno da causa da sustentabilidade socioambiental. Já os prêmios de ESG serão selecionados por meio de levantamento com as comunidades da Amazônia, de projetos que comprovadamente tenham demonstrado relevância para conservação da floresta, seus recursos e biodiversidade, e a saúde, bem-estar e subsistência de seus habitantes. 

Os classificados no prêmio United Earth Amazônia receberão um troféu no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por