Manaus qua, 4 nov
A Crítica
Manaus

Manifestação de profissionais da educação marca o Dia do Professor em Manaus

O ato chama a atenção das autoridades com reivindicações como o pedido de implantação da lei federal nº 11.738/2008, que prevê o pagamento da Hora do Trabalho Pedagógico

Publicado em 15/10/2012 às 14h57 · Atualizado em 19/03/2022 às 15h21
Manifestação de profissionais da educação marca o Dia do Professor em Manaus
Foto: Professores reivindicam melhores condições trabalhistas

Um grupo de aproximadamente 100 professores das redes públicas de ensino estadual e municipal realiza manifestação na manhã desta segunda-feira (15), em frente à sede do Governo do Amazonas, para reivindicar melhores condições trabalhistas para a realização das suas atividades. O término do protesto está previsto para as 11h30.

O ato marca o ‘Dia do Professor’ e chama a atenção das autoridades com reivindicações como o pedido de implantação da lei federal nº 11.738/2008, que prevê o pagamento da Hora do Trabalho Pedagógico (HTP) nos âmbitos municipal e estadual de ensino. A lei estadual nº 3.566, de outubro de 2010 também ainda não foi implantada.

A HTP assegura que professores reservem seis horas e quarenta minutos das 20h semanais trabalhadas para organização do plano pedagógico para seus alunos, fora de seu horário livre, mas segundo a categoria, os trabalhadores acabam não usufruindo do benefício, por terem de priorizar assuntos relacionados às aulas, o que prejudica a qualidade do ensino.

Veja galeria de imagens

Mais informações em instantes