Marcha da Maconha reúne mais de 200 participantes no Centro de Manaus
O evento teve o objetivo de debater a descriminalização e a legalização da droga. O grupo iniciou as atividades nas proximidades do Teatro Amazonas e encerrou no Beco do Igarapé, com shows musicais
Com o intuito de debater a descriminalização e a legalização da droga na sociedade brasileira, centenas de pessoas participaram na tarde deste sábado (1º) da ‘Marcha da Maconha’. Pelo menos 200 pessoas participaram do ato segundo a organização do evento.
O grupo se concentrou nas proximidades do Teatro Amazonas, no Centro da cidade, e depois seguiu em passeata pelas ruas em direção a avenida Igarapé de Manaus, terminando a passeata no Beco do Igarapé. No local a marcha encerrou as atividades com shows musicais.
O evento é promovido pelo Coletivo Marcha da Maconha Manaus e segundo um dos organizadores, as atividades não têm a “intenção de fazer apologia à maconha ou ao seu uso, nem incentivar qualquer tipo de atividade criminosa”.
Um dos organizadores, Roberto Fernandes, explicou que a intenção do ato é esclarecer para a sociedade e o poder público sobre a diferença da maconha em relação a outras drogas e a importância dela para o uso medicinal.
“Isso é uma luta de muito tempo. As pessoas precisam entender a diferença e saber das propriedades medicinais,por exemplo da canabidiol”, destacou.
Segundo ele o preconceito ainda é grande por conta da não liberação e pelo fato da associação ao tráfico de drogas. “Por muito tempo existe esse discurso, mas o crime nunca acabou. É preciso entender isso. Saber que a legalização pode trazer muitos benefícios, principalmente na questao da saúde, onde ja se foi comprovada o beneficio da erva em curas medicinais”, ressaltou.
Uma das participantes do manifesto,a jovem Alice Vieira, 20, disse ser a favor da legalização. “Tem esse lance do preconceito, mas a gente não quer fazer mal a ninguém”, comentou.