Manaus sex, 23 out
A Crítica
Manaus

Programa social ajuda quem necessita de atendimento psicológico na periferia de Manaus

Eryton Viana pretende expandir o programa para vários bairros de Manaus. E para isso, ele precisa da ajuda de 'padrinhos sociais' para abraçar a iniciativa

Publicado em 09/10/2021 às 13h07 · Atualizado em 08/03/2022 às 23h55
Programa social ajuda quem necessita de atendimento psicológico na periferia de Manaus
Foto: Jhonny Lima

A vontade de ajudar os mais necessitados faz parte da essência do psicólogo Eryton Alan Coelho Viana, 28, autor do programa social “Psicólogos para todos”, que a cada dia cresce na periferia de Manaus, com o foco de ajudar, principalmente, os mais carentes e os que não têm condições de custear um tratamento, seja deforma participar ou no serviço público.

Mas tudo começou bem antes de Eryton concluir a graduação em Psicologia. Sempre ativo em atividades sociais, foi em na comunidade Grande Vitória, na Zona Leste de Manaus, que despertou nele a vontade de ajudar o próximo.

“Tudo aconteceu com um convite de um padre, que viu a necessidade de atendimento psicológico de alguns fiéis e me convidou para prestar esse acolhimento. Como eu ainda não era formado, eu fazia a escuta e levada para um profissional, que dava a devolutiva”, explicou.

O padre, das comunidades Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora Guadalupe, por diversas vezes atendia fiéis que sofreram diversos tipos de violência, como doméstica, estupro e tentativa de suicídio. Então, ele cedeu um espaço na comunidade para Eryton acolher os fieis.

“Eu via uma grande necessidade. Aí vi que eu precisava fazer alguma coisa, então eu decidi colocar o projeto para funcionar. Durante alguns meses eu atendia gratuitamente no espaço que o padre cedeu”, confessou Eryton, hoje psicólogo formado.

A transformação

E atendendo por quase três anos, gratuitamente à comunidade, Eryton ficou conhecido, devido a qualidade do serviço.

Até que um dia o telefone dele toca. Era da comunidade Nossa Senhora do Carmo, no Zumbi, oferecendo um convite para ele levar o projeto Psicólogo para Todos para lá. E com o sucesso do projeto, Eryton transformou a empreitada num programa social.

A ideia é levar o Psicólogo para Todos a outros bairros de Manaus, onde há pessoas necessitando de tratamento psicológico e não tem condições de pagar uma consulta particular. “O valor aqui é a preço popular, onde nenhum outro lugar oferece.

Padrinho social

O programa social Psicólogos para Todos também está em busca de padrinhos que queira ajudar de outras formas.

“Eles podem ter acesso a uma lista de pessoas que não tem condições de pagar um tratamento a preço popular e se compromete a ajudar essa pessoa.

Com o crescimento do programa Psicólogos para Todos, Eryton Viana pretende expandir o atendimento para outros bairros de Manaus. No entanto, ele está em busca de parcerias para fechar contrato.

“Pode ser em instituições religiosas, associações comunitárias, clubes, para oferecer o serviço à comunidade a preço simbólico e mesmo assim a qualidade do atendimento não cai, porque eu sou responsável por isso”, declarou Viana, ao acrescentar que possui um banco de dados com vários profissionais da psicologia prontos e qualificados para trabalhar no programa social.

Atualmente, o Psicólogos para Todos tem espaços cedidos no Grande Vitória, Nova Floresta, Nova Vitória, Zumbi dos Palmares e dois espaços a ser confirmados no conjunto Castanheiras, que estão sendo estruturados para receber os pacientes.

E o sonho de Eryton de expandir o projeto não para por aí. Ele quer levar o programa para outras zonas da cidade. Necessitando apenas de ter o primeiro contato com os interessados para ele mostrar como funciona.

Ajuda

Quem tiver interesse em ajudar o programa social, com doações de materiais, eletrônicos, de informáticas e afins, pode entrar em contato direto com o Eryton Viana. Ou também quem quiser fechar parceria ou ajudar de outras formas, podem ligar para o telefone: 92 98270-4321

Sequelas da pandemia

Nesses quase dois anos de pandemia da Covid-19, a pandemia trouxe muitas sequelas aos que quase se foram e outros traumas aos que viram seus entes partirem. O resultado disso tudo: problemas psicológicos que na maioria das vezes só pode ser tratado por meio de terapia.

Só que nem todo mundo tem condições financeiras de curtear um tratamento, pagando R$ 100, R$ 250 por casa sessão. No programa social Psicólogos para Todos, o preço é popular e quem já fez tratamento com ele não se arrepende.

“Peguei Covid e me recuperei da doenças. Mcas depois me deu uma tristeza tão grande, que eu perdi a vondade de viver. Mas foram nas sessões com o Eryton que eu consegui recuperar essa vontade e graças a Deus hoje eu estou bem”, declarou uma de suas pacientes, de 65 anos e que preferiu manter o anonimato.

“Após a minha separação, minha vida desmoronou. Gastei muito dinheiro com outros psicólogos e não mudava nada na minha vida. Eu conheci o Eryton por meio de amigas que o conhece. Faço terapia com ele há quase um mês e desde então estou encontrando meu rumo”, disse uma professora, de 37 anos, que preferiu não se identificar.

“É poder ajudar a maioria, sem prejudicar a minoria. É ajudar a quem precisa, sem prejudicar financeiramente, quem já não tem como tirar do bolso. E também fazer com que as empresas e empresários se envolvam, unindo classes”, finalizou