Manaus sáb, 17 out
A Crítica
Opinião

Candidaturas Indígenas no Brasil

Em um evento online, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresentou 30 candidaturas representativas que recebem apoio

Publicado em 30/08/2022 às 08h49
Candidaturas Indígenas no Brasil
Foto: Reprodução

Pela primeira vez na história do pleito eleitoral no Brasil, uma Bancada Indígena disputa as eleições gerais de forma coordenada, a partir das indicações das organizações indígenas de base. Ontem, em um evento online, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresentou 30 candidaturas representativas que recebem apoio, tendo Vanda Witoto (Rede) como candidata a deputada federal e Marcos Apurinã (PSC)  a deputado estadual pelo  Amazonas.

Projeto – Os candidatos são apoiados pela Campanha Indígena 2022, projeto da Apib para Aldear a Política que é voltado à formação, articulação e construção de estratégias de luta política para ocupação de espaços de decisão e representatividade na sociedade brasileira por lideranças indígenas. Ao todo, 31 povos fazem parte da bancada que está presente em todas as regiões do país.

Amazônia Legal – Do total de postulantes indígenas, 12 candidaturas concorrem a vagas de deputado federal e 18 a cadeiras em Assembleias de 20 estados diferentes. A maior quantidade de candidatos apoiados pela Campanha Indígena está concentrada nos Estados que integram a Amazônia Legal, nas duas esferas de disputa proporcional e tiveram a indicação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Determinação… – Após o Ministério Público Federal (MPF) cobrar um programa estadual de proteção a defensores dos direitos humanos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania iniciou a capacitação do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PEPDDH/AM). 

…cumprida –  Coordenado pela Sejusc, em parceria com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o programa tem objetivo de contribuir para medidas de proteção de pessoas ameaçadas em decorrência de sua atuação na defesa dos direitos humanos.

R$ 3,5 mi  –  Candidata ao Governo do Amazonas pelo PDT, Carol Braz, recebeu do seu partido R$ 3,5 milhões de fundo eleitoral para fazer campanha. O repasse partidário  à Carol é maior que o que Eduardo Braga e Wilson Lima receberam de seus partidos (MDB e União Brasil, respectivamente).

O que deu… –  Com apenas 1 segundo de aparição no horário eleitoral destinados a candidatos a deputado federal, o vereador Amom Mandel (Cidadania) optou pela ironia e sequer pediu votos. No primeiro programa exibido pela federação PSDB/Cidadania, Amom limitou-se a dizer: “beba água”. Nas redes sociais, ele afirmou: “foi o que deu pra falar de importante em 1 segundo”.

‘Verdadeiro’ –  “Tem muita gente que não quer que a que gente chegue lá. Pode ser só 1 seg, mas pelo menos foi um recado mais verdadeiro que o dos outros candidatos”, publicou ele, nas redes sociais.

Indireta – Apesar de não falar abertamente sobre nomes que “não querem que ele chegue lá”, o recado seria direcionado ao presidente da federação, Arthur Neto (PSDB). Arthur poderia ter dividido de maneira igual o tempo entre os candidatos do PSDB e do Cidadania. Mas reservou 75% do tempo para os membros do partido que ele preside no Amazonas.