Manaus sex, 16 out
A Crítica
Opinião

CPIs de volta antes do fim da eleição

Caso ocorra, as comissões podem ser um palco para tentar desidratar a campanha do segundo turno do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que lidera em todos os cenários até então.

Publicado em 26/09/2024 às 10h06
CPIs de volta antes do fim da eleição
Foto: Divulgação CMM

Presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (União) espera que as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que investigam contratos e supostos pagamentos em dinheiro vivo na Prefeitura de Manaus sejam retomadas antes do fim das eleições municipais. Caso ocorra, as comissões podem ser um palco para tentar desidratar a campanha do segundo turno do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que lidera em todos os cenários até então. 

Legalidade  –  Caio defendeu a legalidade dos procedimentos feitos pela Mesa Diretora da Casa: “Tenho convicção que cumprimos todos os requisitos legais para abertura de ambas as CPIs”. O presidente afirmou que mesmo na semana que antecipa as eleições todos os trabalhos no Legislativo serão mantidos.

Zanin dá prazo  –  O ministro Cristiano Zanin, do STF, deu cinco dias para a Assembleia Legislativa do Amazonas e o Governo do Estado apresentarem informações na ADI que questiona a constitucionalidade da eleição para a Mesa Diretora da ALE-AM que reconduziu Roberto Cidade (União) para um terceiro mandato. A PGR e a AGU também devem se manifestar em três dias.

‘É fake’  –  Capitão Alberto Neto (PL) publicou nota alegando que a chapa Ordem e Progresso está sendo vítima de fake news. A mensagem que motivou a situação foi enviada em grupos de aplicativo onde um homem anuncia que seira pago R$ 100 para quem comparecesse à motociata que contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, no sábado. Em nota, a chapa de Alberto Neto afirma que o homem não faz parte da equipe de campanha e que o público que participará do evento com Bolsnaro será voluntário.

Laranja  –  Wilker Barreto (Mobiliza) teve o pedido de direito de resposta negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sobre o episódio em que Amom Mandel (Cidadania) mostrou uma laranja para ele durante um debate. A maioria do pleno acompanhou o voto do relator, desembargador Airton Gentil,  para acolher o recurso do deputado federal ao entender que a situação foi uma troca de farpas entre os candidatos.

Segue o jogo  –  Um dos votos que chamou atenção durante o julgamento foi o do juiz Cássio André Borges, que declarou com todas as letras: “Chamar o candidato de laranja faz parte do debate político, chamar o candidato de 02 (eferência à fala de Wilker para a relação de Amom com o governador) faz parte do debate político”. 

Novas linhas  –  A Positron Stoneridge vai transferir aproximadamente 24 linhas de produção d-a planta em Juarez, no México, para a unidade de Manaus, com o objetivo de atender ao mercado norte-americano, com clientes como Ford, Volvo e Mercedes-Benz. O anúncio foi feito durante visita de comitiva da Suframa com a presença do superintendente Bosco Saraiva. A empresa informou que protocolou pedido de PPB para itens já produzidos na ZFM.

Conciliação  –  A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas já se prepara para a Semana Nacional da Conciliação (SNC) marcada para ocorrer entre os dias 4 e 8 de novembro. Os cidadãos que possuirem processo na justiça e tenham interesse em conciliar, podem entrar em contato com a vara onde tramita a ação e solicitar a inclusão do processo na pauta da SNC 2024 ou através do site: https://www.tjam.jus.br/index.php/quero-conciliar