ENFRENTAR, PREVENIR E TRATAR A TUBERCULOSE NO AMAZONAS
Entre janeiro e fevereiro deste ano, o Estado registrou 533 casos de tuberculose e 22 mortes
Em dois meses deste ano (janeiro e fevereiro), o Amazonas registrou 533 casos de tuberculose e 22 mortes. No mês de janeiro foram confirmados 391 indivíduos acometidos pela doença e no de fevereiro, 142, também no primeiro mês do ano, do total de pessoas doentes 15 foram á obtido e, em fevereiro, sete. Manaus tem a taxa mais elevada d registros da doença, 18,7% , seguida por São Sebastião do Uatumã e Boca do Acre, com 16,8%.
Em 2024, ao longo do ano, os casos de tuberculose alcançaram 4.387, no mês de janeiro – 368, e no de fevereiro – 306, com ocorrência de 44 mortes, 25 em janeiro e 19 no de fevereiro. Em 2023, a tuberculose atingiu 3.992 com 215 óbitos. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
A FVS-RCP) está desde o dia 11 deste mês desenvolvendo a Campanha Estadual de Combate à Tuberculose. As atividades são realizadas em parceria com as secretarias municipais de Saúde. O foco é capacitação a profissionais de saúde, testagem rápida e participação em pesquisa sobre tuberculose em comunidade indígena e em ações de mobilização social, de acordo com informações da assessoria de comunicação da FVS.
No período de 19 a 28 de março, a programação envolverá as áreas de educação e saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Comitê de Controle da Tuberculose do Amazonas. Nos dias 21 e 22, a mobilização é para a participação em inquérito de tuberculose, HIV, sífilis e IST. De 23 a 28, a campanha se voltará à questão da tuberculose no interior do Estado, em especial os municípios de Nhamundá, Parintins e Barreirinha, pelo volume de ocorrência de casos.
No dia 24 de março, Dia Mundial da Tuberculose, ocorrerá em Manaus, uma caminhada com o seguinte percurso: sai da Praça Heliodoro Balbi (Praça da Policia) até à Policlínica Cardoso Fontes, na rua Lobo D’Almada. No dia 28, fechando a campanha deste ano, haverá o lançamento do boletim de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB). Chamar atenção para o ILTB é importante no processo de sensibilização para a prevenção e o tratamento da doença visto que o individuo infectado não apresenta os sintomas clínicos.