Lei aprovada na Aleam é excludente
Os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que “proíbe o “vilipêndio de dogmas cristãos e crenças relativas à religião cristã sob forma de sátira”.
Manaus teve uma lei sancionada recentemente que institui o Dia do Conservadorismo, a ser ‘comemorado’ todo dia 10 de março para lembrar a defesa e manutenção da “família, religião, usos e costumes, tradições e convenções”. Agora, os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que “proíbe o “vilipêndio de dogmas cristãos e crenças relativas à religião cristã sob forma de sátira”. Mas a lei só protege a religião cristã e deixou de fora todas as outras.
E as outras? – A autora da lei, a deputada bolsonarista Débora Menezes (PL), recebeu sugestão para incluir outras religiões no texto, mas recusou. A deputada Alessandra Campelo (PSC) foi uma das que criticou o texto, dizendo que o projeto não abrange seguidores do judaísmo, espiritismo, religiões de matriz africana, islamismo e budismo.
Retirada – Além de Alessandra,os deputados Wilker Barreto (Cidadania) e Adjuto Afonso (União) pediram a retirada do projeto de tramitação para ajuste do texto, sem sucesso.
Em Manaus – O CEO da Trakto, uma plataforma brasileira de design, Paulo Tenório, está na capital amazonense com a equipe da startup buscando parcerias para a realização do Trakto Show em Manaus. O evento se consolidou como uma das feiras de tecnologia, negócios e empreendedorismo do Nordeste, realizado em Alagoas. Ontem, Tenório publicou uma foto com a equipe da Semtepi.
Regularização… – Durante sessão da Aleam de ontem, o deputado estadual Dr. George Lins (União) destacou requerimento de sua autoria que solicita a criação de um Programa de Regularização Ambiental específico para a região Sul do Estado e a revisão e ampliação do Zoneamento Ecológico-Econômico para a região.
… ambiental – Segundo o deputado, o Sul do Amazonas possui um grande potencial econômico para atividades ligadas ao setor primário. No entanto, a região está há décadas enfrentando uma série de carências de acesso a políticas públicas essenciais para o seu desenvolvimento sustentável.
Alzheimer – O deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propôs e teve aprovado, ontem, o Projeto de Lei (PL) nº 105/22, que estabelece diretrizes para o enfrentamento do Alzheimer e outras doenças mentais. A proposta segue para sanção governamental.
De Lisboa – O Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Degeog/PPGG/Ufam), receberam, no último dia 30 de junho, a visita do professor Sergio Claudino, da Universidade de Lisboa e pesquisador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) para tratar sobre o Projeto Nós Propomos!
Representou! – O Amazonas teve representação no programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI) da embaixada dos Estados Unidos. Após competir com mais de 2.200 inscritos da América do Norte, Sul e Central, a engenheira química e de processos, Síntia Lisboa, conquistou essa oportunidade única.