Maria do Carmo reacende polêmica do IPTU
Durante debate na Eleição 2024, Maria do Carmo, então candidata à vice na chapa de Alberto Neto (PL), foi acusada de dever R$ 10 milhões em IPTU.
A empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) reacendeu um tema sensível para a ela própria, em suas redes sociais, ao reclamar de um buraco próximo à faculdade da qual é proprietária, no bairro Vieiralves, em Manaus. “Olha aqui o estado dessas ruas. Aí você se pergunta: Onde que tá o dinheiro que a gente paga de IPTU? Porque eu pago sim”, disse ela, em vídeo. Durante debate na Eleição 2024, Maria do Carmo, então candidata à vice na chapa de Alberto Neto (PL), foi acusada de dever R$ 10 milhões em IPTU.
Confronto – A acusação contra a empresária foi feita pelo então candidato a vice-prefeito de David Almeida (Avante), Renato Júnior (Avante), e desestabilizou a campanha
da chapa concorrente à Prefeitura de Manaus.
Parcelamento – No vídeo de ontem, Maria do Carmo sustentou: “Às vezes, as pessoas me cobram porque eu disse que pago (IPTU) parcelado. Parcelamento não é crime. É um direito”. Ao criticar a situação das ruas da capital, ela provocou David Almeida. “Aquele mundo maravilhoso só existe na fantasia do prefeito, em St. Barth”.
Déjà vu – Quarenta anos após ser eleito vereador, primeiro cargo eletivo que exerceu, o senador Eduardo Braga (MDB) retornou à Câmara Municipal de Manaus (CMM), ontem. “Foi muito importante a visita. Iniciei lá minha vida pública”, relembrou o parlamentar à coluna.
Temas – Por quase uma hora, Braga discursou na tribuna da Câmara, ao abordar os efeitos da Reforma Tributária e seus impactos sobre a Zona Franca de Manaus, além
de tratar do andamento das obras da BR-319.
Fé – “ Estamos confiantes e esperançosos na palavra do presidente Lula, que se comprometeu em viabilizar, por meio do Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente, a licença ambiental para o trecho do meio, permitindo a licitação e o início dessa obra de 400 quilômetros”, disse Braga.
Avaliação – Instigado a avaliar o ato realizado no domingo, em Copacabana, o deputado federal Alberto Neto (PL) afirmou que “as pessoas saíram com a sensação”, segundo ele, “de que a anistia para os presos do 8 de janeiro é uma missão de todos que querem um país mais justo e democrático”.
Xandão – Questionado sobre o aparente esvaziamento da manifestação, comparado a outros atos, Alberto Neto sustentou que “muita gente tem medo de ir às ruas para se manifestar com medo do Alexandre de Moraes”.
Honraria – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) recebeu a maior condecoração da Marinha do Brasil: a Medalha Mérito Tamandaré. A comenda é concedida a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços para o fortalecimento das tradições da Marinha.
Posse – A advogada amazonense Vanessa Zogahib representou a região Norte em vídeo exibido durante a solenidade de posse do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, que assumiu ontem o segundo mandato à frente da Ordem. O vídeo, com representantes das cinco regiões do país, tratou dos avanços e conquistas da OAB, e da participação das mulheres na advocacia brasileira.