Norte lidera Frente das Defensorias
Damares Alves (Republicanos-DF) representará a nova Frente no Senado.
O comando da Frente Parlamentar Mista de apoio e fortalecimento das Defensorias Públicas do Brasil ficou com uma parlamentar do Norte. A deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC), cujo marido é o deputado pelo Amazonas Silas Câmara (Republicanos-AM), vai comandar o grupo, criado ontem com a anuência de 300 integrantes da Câmara e mais 30 senadores. Damares Alves (Republicanos-DF) representará a nova Frente no Senado.
Juntos – A iniciativa da Frente de apoio e fortalecimento das Defensorias tem o apoio, entre outros, do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege). O vice-presidente do Conselho é o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, que participou do ato em Brasília.
Como explica? – Após oito reduções no preço na gasolina feitas pela Refinaria da Amazônia (Ream) não surtirem qualquer efeito na bomba, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) decidiu levar o caso para os órgãos de Defesa do Consumidor. Rodrigo diz que há abuso por parte dos postos.
Injusto – O vereador Daniel Vasconcelos (PSC se solidarizou com motoristas de aplicativos. Em pronunciamento, ontem, em favor dos trabalhadores, o parlamentar afirmou que as empresas de plataformas estão cobrando valores injustos.
Ponta A especialista financeira Daniella Jaime foi escolhida para integrar o primeiro escalão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Daniella é secretária-executiva da pasta, comandada por Marcellus Campêlo. Formada em análise de sistemas e pós graduada em controladoria e finanças, desde 2006 Daniella é do quadro da UGPE, um dos órgãos que compõem a Sedurb.
Calypso – Sucesso assegurado no Estado, a cantora Joelma recebe na segunda-feira, às 13h, o título de cidadã do Amazonas. A homenagem foi proposta em 2022 pela então deputada Therezinha Ruiz.
Cronômetro – O Estadão contou: a votação para cassar o mandato de deputado federal de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) levou 1 minuto e seis segundos. O tempo considera desde o fim do voto do relator do caso no TSE à proclamação do resultado, na terça-feira. Dallagnol perdeu o cargo por unanimidade. Ele ainda pode recorrer.
Cerco – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o Ministério Público do Estado e a Procuradoria da República no Amazonas firmaram acordo para troca de informações, bases de dados e sistemas relacionados aos processos dos gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares.
Aposta – Relator da CPI das Apostas, instalada ontem, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) falou à Folha de S. Paulo sobre a lista de convocados: “Chamaremos toda a turma das ‘bets’, CBF, jogadores, dirigentes, acusados, juízes, especialistas”.
No AM é assim Em 2022, o A CRÍTICA revelou manipulação de resultados no futebol local que levou à suspensão de clubes e afastamento de dirigentes da Série B. Relatório do caso foi entregue pela Justiça Desportiva ao Ministério Público Estadual.
Escalados – Três deputados do Amazonas integram a CPI, que terá 120 dias para investigar as fraudes em nível nacional. São titulares da Comissão: Alberto Neto (PL), Adail Filho (Rep.) e Saullo Viana (UB).