O dia em que um Gracie lutou defendendo o Estado do Amazonas
O dia em que um Gracie representou e defendeu o estado do Amazonas em um campeonato nacional de luta olímpica/wrestling
Incontáveis são as histórias envolvendo os membros da família de lutadores mais famosa do mundo das artes marciais por todos os quatro cantos do planeta Terra. E o pano de fundo comum a todas essas histórias geralmente fica por conta do jiu-jitsu ou do vale-tudo.
Mas a história que hoje registramos foge dessa regra e trata do dia em que um Gracie representou e defendeu o estado do Amazonas em um campeonato nacional de luta olímpica/wrestling. O lutador era Rolles Gracie Jr., campeão de Jiu-Jitsu e MMA, e o evento era uma seletiva nacional de luta olímpica.
Filho mais velho de Rolles Gracie, lendário campeão da família, o lutador campeão de Kimono e no MMA também combateu em alto nível nos tapetes de luta olímpica assim como seu pai havia feito décadas antes. E o que torna a história mais incrível é que o Gracie defendeu a bandeira do Amazonas na disputa da seletiva nacional de wrestling no ciclo olímpico das olimpíadas do Rio 2016.
Rolles Gracie Jr. sempre treinou um pouco de luta olímpica por causa de sua carreira no MMA, caminho natural dos integrantes da família em determinado ponto das respectivas caminhadas. Por ocasião das olimpíadas no Rio/2016, foi orientado por um treinador a se dedicar e competir no wrestling, considerando a possibilidade real de uma participação no evento.
Além de tudo isso, seguindo a inspiração deixada por seu pai, Rolles Gracie Jr. sempre demonstrou disposição de competir em outras modalidades. Competiu muito no jiu-jitsu (de kimono e sem kimono), no Judô e também no MMA. Era a hora da luta olímpica.

Rolles Gracie em ação na luta olímpica nos anos 70. (Divulgação)

Rolles Gracie Jr. e seu pai, Rolles: o campeão indiscutível da família Gracie. (Divulgação)
A ponte entre o Gracie e a luta olímpica amazonense foi Waldeci Silva, o nosso mais premiado atleta da modalidade. Os lutadores se conheceram em um evento da UWW (United World Wrestling) no Rio, e logo depois iniciaram um período de treinamento qualificatório para formação da seleção brasileira do período. Durante o tempo em que treinaram juntos surgiu a oportunidade do Gracie representar o Amazonas em um evento oficial da modalidade.
Deste modo, Rolles Gracie Jr. compôs a seleção amazonense liderada pelo grande técnico cubano Dagoberto Arbolaez e contava com nomes de Waldeci Silva, Helton Henrique, entre outros atletas que fizeram história em nosso estado. Na oportunidade, o Amazonas esteve os melhores do Brasil entre os mais pesados com a medalha de prata conquistada pelo Gracie.

Seleção amazonense de luta olímpica em 2015 liderada pelo Técnico Dagoberto Arbolaez, com nomes do calibre de Waldeci Silva, Helton Henrique, Rolles Gracie, entre outros. (Divulgação)
Assim, Rolles Jr. se tornou o segundo Gracie a cruzar o caminho do Amazonas. O primeiro foi o introdutor da modalidade por estas bandas: o GM Reyson Gracie.
“Sinceramente foi um orgulho ser convidado a representar o estado porque o Amazonas é um celeiro de cascas grossas e fazer parte do seu time de luta olímpica foi uma honra especialmente em uma modalidade de luta nova pra mim.”, disse para Um Amazonas de Lutas.

Rolles e a bandeira do Amazonas: o primeiro Gracie a representar oficialmente nosso Estado. (Divulgação)