Manaus dom, 25 out
A Crítica
Opinião

Oposição terá um a mais na CPI

A estimativa é do vereador William Alemão (Cidadania), um dos autores do requerimento da CPI. A base ainda não tratou sobre o assunto, mas vê uso eleitoreiro da comissão.

Publicado em 18/04/2024 às 10h39
Oposição terá um a mais na CPI
Foto: Divulgação CMM

As movimentações do tabuleiro partidário na Câmara Municipal de Manaus (CMM) vão refletir na composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). A oposição, que hoje é maioria na CMM, deve ficar com quatro cadeiras e a base com três. A estimativa é do vereador William Alemão (Cidadania), um dos autores do requerimento da CPI. A base ainda não tratou sobre o assunto, mas vê uso eleitoreiro da comissão.

Adiada  – A reunião de ontem do colégio de líderes para definir a composição do colegiado foi adiada por motivos de saúde do presidente da Casa, Caio André (UB). Serão sete membros: presidente, vice-presidente, relator e quatro membros titulares (com direito a voto) e quatro suplentes. 

Sem interferência  –  Vice-líder do prefeito, Raulzinho (MDB) afirmou que não haverá intervenções, mas avaliou que o período eleitoral não seria o momento ideal para criação da CPI, pois os parlamentares “escolheram seus lados”: “Claro que se a pessoa está em um partido que tem candidato, quem manda é o candidato”.

Novo foco  –  Presidente do Progressistas, Rodrigo Sá vai concentrar os esforços para as eleições municipais. Ele, que deixou a cadeira de diretor presidente do Detran-AM no início da semana, está como pré-candidato a vereador em uma das chapas com potencial de soma de votos neste pleito. Além da campanha, caberá ao delegado organizar a legenda em 56 municípios onde há comissões provisórias instaladas.

Transparência  –  O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está entre as 11 unidades do Ministério Público que receberam a menção “excelente” por alcançar 100% de desempenho no mapa da transparência feito pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF).

Transparência 2  –  O CCAF é o órgão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que avalia os portais da transparência das unidades e ramos do MP brasileiro. O resultado atual avaliou os dados referentes ao 2º semestre de 2023.

Segurança  –  Na próxima terça-feira (23), o deputado Comandante Dan (Podemos) cumpre agenda com a equipe do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowisk. Na ocasião, o parlamentar, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da ALE-AM, será recebido pelo novo titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Luiz Sarrubbo.

Segurança 2  –  Dentre as pautas estão a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional em Tabatinga, e não em Manaus, como são os planos do Ministério, criação, no Amazonas, de um Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) e a instalação de um Gabinete de Gestão Integrada à  faixa de fronteira do Amazonas e calha do Solimões. 

Mulheres  –  A Ouvidoria da Mulher do TRE-AM realiza na sexta-feira (19) reunião com os partidos políticos para tratar sobre a participação das mulheres nesses espaços de poder, Fundo Partidário e da lei de Cotas. 

Foco  –  Para a ouvidora do TRE, juíza Lídia de Abreu Carvalho, os partidos políticos precisam promover a afirmação política das mulheres, fornecendo opções concisas e focadas para a reforma político-partidária e nos espaços de poder. O encontro acontece no plenário da corte.