Manaus dom, 8 nov
A Crítica
Parintins

Em Parintins, até a sinalização de trânsito acompanha a rivalidade de Garantido e Caprichoso

Cidade transforma elementos urbanos em símbolos da rivalidade folclórica, com placas azuis ou vermelhas conforme o bairro

Publicado em 21/06/2025 às 17h01
Em Parintins, até a sinalização de trânsito acompanha a rivalidade de Garantido e Caprichoso
Fotos: Daniel Brandão/A CRÍTICA

Apesar das placas de trânsito brasileiras seguirem um padrão uniforme em todo o país, na Ilha da Magia (Parintins-AM), elas ganham as cores da rivalidade e da cultura popular. Os símbolos, tradicionalmente vermelhos, viram azul nos redutos do Boi-Bumbá Caprichoso. O mesmo acontece com os de cor azul, que se transformam em vermelho, do Boi Garantido.

Nas praças, nas ruas, nos sinais e placas, é possível ver cores diferentes conforme o bairro. Na Catedral Nossa Senhora do Carmo, existe a divisa entre os bairros do boi azul e branco e do vermelho e branco. Por isso, a faixa de pedestres é pintada de forma misturada.

Nos redutos do boi Garantido, as faixas de pedestres são completamente vermelhas e brancas. A mesma coisa com as sinalizações, que, a de PCDs, normalmente azul, muda de cor.


Faixa de pedestres em Parintins recebe cores especiais em alusão aos bumbás Garantido e Caprichoso (Foto: Daniel Brandão)

No reduto do Caprichoso, em frente ao bar Canto da Porrada, tem a placa “Pare” em cor azul, diferente dos outros lugares do país.

O supervisor de área da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), Alexandre Cruz, informou que a gestão respeita a rivalidade e coloca os elementos nas cores dos bois.

“A gente permanece no padrão da faixa de pedestres, com a cor branca, mas a base nas cores dos bois de Parintins. Tanto na cor azul quanto na cor vermelha. Isso acontece porque a cidade é dividida”, disse.


Alexandre Cruz, supervisor de área da EMTT, falou ao A CRÍTICA sobre a roupagem lúdica da sinalização de trânsito em Parintins (Foto: Daniel Brandão)

 

Ele explicou que a frente da catedral divide a cidade ao meio e que o EMTT fez conforme a questão cultural.

“Na frente da catedral, se divide em lado direito e esquerdo. Pintado conforme as cores dos respectivos bois. A mesma coisa na rua João Mello, onde é o centro da cidade, tem a divisão das duas cores na faixa de pedestres. Para o lado direito da cidade, fica o vermelho, e para o lado esquerdo, azul.”

Cruz ressaltou que as mudanças não atrapalham o fluxo do trânsito e ainda valorizam a cultura popular da cidade.

“A questão das cores não atrapalha em nada. Para nós, é muito gratificante ver o público chegar em Parintins e ver que a cidade toda se organiza para receber quem vem prestigiar o nosso festival. A empresa de trânsito, a EMTT, ela é a empresa fundamental nesse período, tanto pela segurança quanto na questão visual da cidade”, afirmou o supervisor.


Foto: Daniel Brandão 

Visualmente, Parintins é bicolor. O trânsito respeita a rivalidade centenária entre os torcedores azulados e encarnados. As duas cores são vistas no chão, nos prédios, nas placas e até nas roupas dos moradores do município, que festejam o folclore popular.