FIGURA TÍPICA

Lindolfo pescador trouxe o Boi Garantido para a arena na primeira noite

Alegoria da Figura Típica Regional homenageou 120 anos do fundador do Boi da Baixa

Laynna Feitoza
24/06/2022 às 22:43.
Atualizado em 25/06/2022 às 00:19

Garantido evolui na arena do Bumbódromo após aparecer na alegoria em homenagem a seu fundador (Junio Matos)

Em celebração aos 120 anos de Lindolfo Monteverde, o fundador do Boi Garantido, o bumbá vermelho trouxe para concorrer no item “Figura típica regional” da primeira noite de apresentações do Festival de Parintins a alegoria “O pescador”. Quando vivo, Lindolfo era um exímio pescador, e teve a história rememorada nesta sexta, 24 de junho, dia de São João, padroeiro do Boi da Baixa de São José. 

Assinada pelo artista José Trindade, a alegoria possui 15 metros de altura, 34 metros de boca de cena e 7 módulos, que trouxeram a figura de Lindolfo ao centro, em uma canoa. Foram lembradas também a figura dos ribeirinhos que vivem a buscar dos rios a sua fonte de sustento. 

Alegoria da Figura Típica regional homenageou pescador que criou o Boi Garantido (Junio Matos)

 Abaixo das canoas, peixes em movimento simbolizam o alimento e a fartura. O ponto alto da alegoria do pescador se deu quando o peito da estrutura a representar Lindolfo Monteverde se abriu, e, de lá, surgiu o Boi Garantido, de dentro de um coração vermelho. 
O dia 24 de junho é sempre lembrado por fazer parte do nascimento do Boi da Promessa. O bumbá surgiu do contexto de uma promessa feita por Lindolfo a São João. Na ocasião, ele prometeu que, se fosse curado de uma doença, criaria uma brincadeira de boi e ofereceria ao santo. 

Debaixo da canoa de Lindolfo, saiu a sereia Iara que, ao se posicionar na frente da arena, revelou de seu interior a sinhazinha estreante Valentina Coimbra. Em tom rosado e esverdeado, os detalhes da saia do vestido da sinhá revelaram uma vitória-régia. Valentina então partiu para a sua evolução na arena, ao som da toada “Lua Sinhá”.

Garantido veio na alegoria de Lindolfo Monteverde (Junio Matos)

Logo após a sinhazinha da fazenda, despontou ao céu, trazida por uma grande arara vermelha, a rainha do folclore Edilene Tavares, que fez sua evolução amparada nos mitos que rodeiam os pescadores e os mistérios dos rios.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por