Bandidos furtam porta em unidade da Defensoria Pública no Adrianópolis
Criminosos arrancaram a porta de alumínio da parede. Esta é a terceira vez que o prédio na rua São Luis é assaltado
Assaltantes arrancaram e furtaram, na tarde dessa terça-feira (9), uma porta e outros objetos de menor valor que ainda estão sendo levantados do prédio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) que funciona na rua São Luís, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.
Os criminosos pularam o muro, mas só conseguiram levar a porta de alumínio, que foi arrancada da parede, segundo a defensora pública Caroline Pereira de Souza, titular da 11ª e 12ª Defensoria Pública Forense Cível, que é diretora do local.
Essa é a terceira vez que o prédio é assaltado, conforme revelou. Segundo ela, o prédio tem câmeras, cujas imagens serão disponibilizadas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Os assaltos em unidades da Defensoria vêm ocorrendo há algum tempo. Na madrugada do dia 23 de junho do ano passado, por exemplo, o anexo da sede, localizado na rua Maceió, também na Zona Centro-Sul, teve portões e portas de acesso arrombadas, sendo levados equipamentos eletrônicos diversos. Os prejuízos chegaram a mais de R$ 50 mil, segundo cálculos da diretoria administrativa da instituição.
Para o defensor público geral, Rafael Barbosa, a DPE-AM é constantemente vítima desse tipo de ação, provavelmente, porque é a única instituição pública estadual que não tem Assessoria Militar.
“A ausência de Assessoria Militar acaba deixando os prédios da Defensoria extremamente vulneráveis, facilitando os furtos e arrombamentos. É natural que se questione o porquê de a Defensoria não possuir segurança privada. Todavia, uma análise comparativa dos orçamentos comprova que a Defensoria é a instituição que tem direito ao menor percentual do orçamento estadual, algo aproximado a um quarto de órgãos assemelhados e com menor capilaridade”, afirmou.