Operação Audácia: entenda esquema de tráfico que acabou com prisão de PMs no AM
Ao todo oito policiais militares estão sendo investigados. Sete já estão presos e apenas um segue foragido da Justiça
Quem acessou o portal A CRÍTICA logo pela manhã desta sexta-feira (14) foi surprendido com a prisão de policiais militares por envolvimento com tráfico de drogas.
A Operação Audácia, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), aponta que há pelo menos oito envolvidos no esquema de narcotráfico.

Os cabos Joel Nunes de Souza e Jhoanerson Fernandes de Oliveira (à esquerda) e o 3° sargento Elizoney Pinheiro da Silva (à direita), todos lotados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) (Foto: Divulgação)
Ainda pela manhã, quatro policiais foram presos após a operação ter sido deflagrada. Foram dois cabos do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Joel Nunes de Souza e Jhoanerson Fernandes de Oliveira; o 3° sargento do BPTRAN, Elizoney Pinheiro da Silva e o 3º sargento da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Wender Bentes da Costa.

O 3º sargento da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Wender Bentes da Costa, também foi preso ainda pela manhã de sexta-feira (14) durante a ‘Operação Audácia’ (Foto: Divulgação)
Também foram apreendidas várias armas de fogo durante a operação. A Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), do MPAM), representado pelo promotor Armando Gurgel, explicou que as investigações iniciaram, no dia 17 de maio, quando o Departamento de Justiça e Disciplina da Polícia Judiciária Militar, encaminhou vídeo de policiais carregando sacos de drogas.

Parte das armas apreendidas durante a operação (Foto: Divulgação)
“O vídeo mostra o momento em que policiais militares estão carregando 16 sacos de fibra, que pesam aproximadamente 50 kg, para uma viatura descaracterizada a serviço do Instituto de Ensino de Segurança Pública da PMAM”, explicou o promotor.

Droga apreendida durante a operação (Foto: Divulgação)
Rendição

Momento em que o 3° sargento da 2ª Cicom, Ivan Cruz Souza, se entrega na portaria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) acompanhado de um advogado. (Foto: Natasha Pinto/A CRÍTICA)
Pela parte da tarde a operação teve seus desdobramentos. O 3° sargento da 2ª Cicom, Ivan Cruz Souza, se entregou entregou na portaria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) acompanhado de um advogado.
Outro a se entregar durante a tarde desta sexta (14) foi Fabiano Araújo Negreiros, 2º sargento da 2ª Cicom.

O 2º sargento Fabiano Araújo Negreiros e o 2º tenente Francisco de Assis Mota da Silva também se entregaram na tarde de sexta (14). Ambos são lotados da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). (Foto: Divulgação)
Após ter sua imagem divulgada como procurado pela ‘Operação Audácia’, o 2º tenente da 2ª Cicom, Francisco de Assis Mota da Silva, resolveu também se entregar as autoridades.
Com os sete policiais militares presos, resta apenas o 3º sargento do BPTRAN, Clovis Matias da Silva, que já foi considerado foragido pela Justiça.

O 3º sargento Clóvis Matias da Silva do BPTRAN segue foragido ()
Vida de blogueiro
Um dos policiais presos durante a Operação Audácia, o cabo Jhoanerson Fernandes de Oliveira, é conhecido nas redes sociais como “CB Jhon Bigode” e possui mais de 43 mil seguidores no Instagram.
Natural da cidade de Tefé (distante 523 quilômetros em linha reta de Manaus), postava vídeos sobre o trabalho no Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), a vida de policial militar, respondia dúvidas de seus seguidores sobre as leis de trânsito e incentivava os pilotos de motocicletas a seguirem a lei e também a carreira militar.
“Entrei na Polícia Militar com 19 anos de idade, logo que saí do ensino médio, fiquei muito feliz. Foi quando saí de Tefé e vim pra Manaus fazer o curso. Lembro de uma reação constrangedora, quando eu peguei meu armamento e andava na rua (à paisana) e as pessoas viam o volume na cintura e parecia que elas pensavam que eu ia assaltar”, contou em um de seus vídeos.