Operação conjunta das polícias do AM e SC prende assassinos de ‘Xuruca do Japiim’
“Xuruca do Japiim” era conselheiro do Comando Vermelho no Amazonas
Rodrigo Nascimento Vieira, 36, João Victor da Silva Guimarães, 26, e Wellington Serafim Maximiano, 48, viajaram de Manaus para Santa Catarina para assassinar a tiros o conselheiro da facção criminosa Comando Vermelho (CV), Alexandre Araújo Brandão, conhecido como “Xuruca do Japiim”. Conforme os delegados Ricardo Cunha do Amazonas e Alex Bonfim Reis, da Polícia Civil de Santa Catarina.
O crime foi encomendado pelo traficante André Trajano Feitosa, que está foragido e que tinha a intenção de ficar com os pontos de venda de droga no Japiim, comandada por Xuruca.
Os criminosos foram presos na manhã desta terça-feira (16), suspeitos de participação direta na execução Xuruca do Japiim, crime que deixou a filha da vítima, uma bebê gravemente ferido após ser baleado no colo do pai.
A prisão dos criminosos foi resultado da Operação Orion, deflagrada de forma integrada por equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros do Amazonas e da Polícia Civil de Santa Catarina, após semanas de trabalho de inteligência, cruzamento de informações entre estados.

(Foto: Divulgação)
Xuruca foi morto no dia 9 de outubro deste ano, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. em um condomínio residencial no bairro Campeche, no Sul da capital. Xuruca foi executado a tiros enquanto segurava a filha de 1 ano e 8 meses no colo. A criança acabou sendo atingida no abdômen, foi socorrida e internada em estado grave na UTI do Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Xuruca era natural de Manaus e estava morando há cerca de três anos em Santa Catarina, de onde comandava as ações criminosas em Manaus. Os três que o mataram são naturais de Manaus e teriam ido a Santa Catarina exclusivamente para executar o crime.
As investigações apontam que o homicídio foi planejado com antecedência por Trajano, com escolha do local, levantamento da rotina da vítima e apoio logístico para a fuga.
No 15 de julho deste ano, Xuruca sofreu um atentado dentro do próprio carro, um modelo Land Rover Discovery, na rua Nova Olinda, bairro Japiim, zona sul de Manaus. Na ocasião, ele onseguiu escapar ileso.
Conforme o titular da DEHS do Amazonas, Ricardo Cunha, Trajano é um criminoso faccionado e perigoso. O mesmo está foragido. Os três de hoje foram presos em suas casas. Após interrogados serão encaminhados à audiência de custódia.