Manaus dom, 1 nov
A Crítica
Política

Assembleia de Deus declara apoio a Wilson Lima no Senado

Deputado federal Silas Câmara, líder político da igreja no estado, fez anúncio em auditório lotado por mais de 800 pessoas

Publicado em 27/09/2025 às 14h47
Assembleia de Deus declara apoio a Wilson Lima no Senado
Fotos: Nilton Ricardo/A CRÍTICA

A Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), que conta com cerca de 300 mil membros no estado, declarou apoio a uma possível candidatura do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), ao Senado em 2026. O anúncio aconteceu durante a 8ª Conferência de Liderança Política da Assembleia de Deus (8ª Colpadam), realizada neste sábado (27), em Manaus.

A mensagem de apoio partiu do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), líder político da igreja, após uma apresentação de 40 minutos do governador Wilson Lima sobre feitos de sua gestão. No público, formado por cerca de 800 pessoas, estavam pastores e outras lideranças evangélicas da igreja.

“Queria dizer que é uma honra ter o senhor como líder político do nosso grupo. Nós nos sentimos parte do seu governo. Eu queria que o senhor soubesse que, onde o senhor estiver em 2026, nós estaremos com o senhor, estaremos juntos”, declarou Silas Câmara, ao lado do governador Wilson Lima, no púlpito do evento religioso.


 

“O senhor disse ainda agora na reportagem que o negócio é trabalhar, fazer entregas, mas, se depender de mim, como o pastor Jonatas costuma dizer, nós vamos ter em 2027 mais o Wilson Lima no Senado da República representando o estado do Amazonas. Conte comigo, governador. Vai dar certo, já deu”, acrescentou o deputado federal e líder político da igreja.

Embora Wilson Lima evite o tema, a indicação do seu grupo político até o momento é de que ele será candidato ao Senado em 2026, último ano do seu atual governo. Na próxima eleição, serão duas vagas. Algumas pesquisas têm colocado o governador na terceira posição, atrás de Eduardo Braga (MDB) e Alberto Neto (PL), o que reforça a importância de Lima garantir apoio político para uma possível candidatura.

Questionado por A CRÍTICA sobre o apoio da igreja à sua ida para o Senado, o governador evitou se aprofundar no tema. “Essa é uma questão que vamos tratar lá na frente, porque é uma decisão que não depende só de mim, mas do grupo político ao qual eu faço parte, e depende principalmente do cidadão. Ele que é o meu patrão, ele que decide o caminho que o governador seguirá para o ano que vem”, afirmou.


 

Feitos

Por cerca de 40 minutos, o governador do Amazonas e pré-candidato nas eleições de 2026 falou aos mais de 800 presentes sobre realizações do seu governo. Guiado por uma apresentação em slides, citou o aumento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior, de 0 para 41; a queda no número de roubos de celulares e de carros; o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas em 56% durante a sua gestão; o recorde de empregos formais (130 mil) na Zona Franca; e o faturamento de R$ 204 bilhões em 2024.

Ainda na área econômica, exaltou a expansão que sua gestão promoveu nas atividades de mineração, como o potássio, em Autazes, e o gás natural, em Silves e Itapiranga. No primeiro, são esperados entre 15 e 17 mil empregos diretos e indiretos. No segundo, já são cerca de 5 mil empregos. Ambos os projetos respondem a processos judiciais por impactos socioambientais.


 

Evento político

A 8ª Colpadam é um evento político-religioso organizado pela Assembleia de Deus no Amazonas, uma das principais denominações do estado e que possui ramificações em toda a política, de vereadores e secretários de governo a deputados estaduais e federais.

O evento, que acontece há mais de duas décadas, é o espaço onde a igreja reforça sua influência na política estadual, tanto para gestores e parlamentares atuais quanto para futuros candidatos.