Manaus sex, 23 out
A Crítica
Política

Maria do Carmo terá que ceder 620 inserções a Omar Aziz

Decisão da Justiça Eleitoral pune propaganda que divulgou pontuação incorreta do senador no Ranking dos Políticos.

Publicado em 21/10/2026 às 21h12

A Justiça Eleitoral condenou a candidata professora Maria do Carmo (PL) a conceder 620 inserções de direito de resposta ao senador Omar Aziz no horário eleitoral gratuito. Pela decisão, a candidata perde 230 comerciais em emissoras de televisão e 390 no rádio nesta reta final de campanha.

A representação aceita pela Justiça Eleitoral contestou inserções e programas eleitorais em que a candidata classificava Omar Aziz categoricamente como o pior senador do Amazonas, utilizando dados do Ranking dos Políticos. A peça publicitária atribuía ao parlamentar uma nota de 5,06 pontos.

No entanto, conforme apontado na decisão judicial, o senador obteve 8,81 pontos na avaliação anual do levantamento, ficando 0,16 ponto abaixo do segundo colocado e 0,67 ponto atrás do primeiro. O tribunal ressaltou que a pontuação apresentada na propaganda continha uma divergência de quase quatro pontos em relação ao dado consolidado, comprometendo a fidelidade dos indicadores veiculados.

A decisão determinou o cumprimento das respostas em diversas emissoras que transmitem a propaganda eleitoral. Além desse caso, outros pedidos da campanha de Omar Aziz contra a propaganda de Maria do Carmo aguardam julgamento na Justiça Eleitoral até o encerramento do horário eleitoral gratuito, previsto para sexta-feira.