Aprenda a fazer um ossobuco assado de panela delicioso
Influencer Raphael Campos fala sobre as aventuras na cozinha e nas redes sociais, e ensina o preparo da receita
Quem comanda a cozinha da seção “Tô Brocado” até sábado (13) é o criador de conteúdo e engenheiro elétrico Raphael Campos, 31.
Ele conta que sempre gostou de se aventurar na cozinha e que o desafio ver uma receita e tentar fazer igual já rendeu boas e divertidas histórias para compartilhar.
“Para mim cozinhar é um hobby, uma forma de relaxar e me divertir. Sempre gostei da experiência de ver uma receita na internet e depois tentar fazer em casa, mesmo sem nunca ter feito o prato”, brinca o engenheiro.
A ideia de gravar vídeos cozinhando surgiu durante a pandemia. O primeiro vídeo foi nada mais, nada menos que uma receita de caldeirada de tambaqui, o queridinho da culinária amazônica.
“Teve uma boa aceitação nas redes. Isso me animou muito. E continuei criando os vídeos até encontrar um formato que pudesse ser prático e didático. O feedback das pessoas é fundamental para sempre evoluirmos”, frisa.
Atualmente, Raphael tem preferência em fazer pratos regionais ou deixar as receitas com um toque manauara. Segundo ele, os vídeos ganham alcance para outras regiões possibilitando que outras pessoas conheçam mais sobre a cultura e culinária da nossa terrinha.
“Seja com uma farinha do Uarini na receita, cupuaçu, tucumã e até mesmo nossos vocabulários. Muita gente já me perguntou ‘onde consigo essa farinha do Uarini?’”, completa.
A receita do dia

Empratado de ossubuco com arroz e farinha (Manaus Hoje/reprodução)
E para esta quarta-feira (10), o nosso chefe aventureiro vai ensinar uma receita pra lá de deliciosa de “Ossobuco assado de panela”. E, se eu fosse você, já corria pra anotar tudinho.
Ingredientes
- 1kg de ossobuco
- 3 colheres de azeite
- 1 cebola picada
- 3 dentes se alho picado
- 2 tomates em pedaços
- 1 colher de açafrão
- 1 colher de páprica defumada
- 1 colher de pimenta do reino
- 1 colher de molho shoyo
- Sal a gosto
- 2 fohas de loiro
- Coentro
Vamos ao passo a passo:
- Em uma panela de pressão, sele o ossobuco dos dois lados no azeite até dourar. Depois retire e é hora de refogar.
- No azeite, refogue a cebola, alho, e tomate. Quando dourar, coloque o ossobuco e misture.
- Agora vamos temperar. Coloque o alçafrão, paprica defumada, pimenta do reino, shoyo, as folhas de louro e sal.
- Acrescente água até cobrir, tampe a panela e deixe na pressão por 40 minutos.
- Confirme se toda pressão saiu, inclua no coentro e bom apetite!
A carne fica desmanchando e não esqueça de colocar farinha no tutano, fica uma delícia.
DICA: Essa receita fica maravilhosa com tomate, mas experimente colocar uma lata de tomate pelado de boa qualidade. Esse produto tem uma acidez muito agradável, traz um sabor marcante de tomate e ainda ajuda a espessar o molho.
O que é ossobuco?
O ossobuco é um corte de carne retirado da perna traseira do boi, é um corte muito utilizado: o músculo. No entanto, ele é retirado na transversal da fibra.