Cozinhar pode ter um significado diferente para muitas pessoas, alguns fazem por hobby, outros por necessidade, e outros por conta de suas profissões. A verdade é que, independente disso, a fumaça que muitas vezes acaba surgindo ao cozinhar gera muita dor de cabeça.
Algo comum em muitas cozinhas no mundo todo e principalmente em cozinhas de restaurantes é a utilização de exaustores para sugar toda a fumaça. Esses que geralmente ficam localizados bem acima dos fogões, justamente para evitar que se espalhe.
Se por muitos anos essa foi considerada a única solução para esse incômodo, agora uma nova tendência vem ganhando destaque, de forma ainda mais eficiente e ocupando menos espaço. Se trata de um sistema de ventilação integrado diretamente à placa de cocção.
Com esse novo sistema, em vez do ar subir e ser puxado por um duto no teto ou parede, a fumaça é sugada para baixo pela própria superfície de cozinha. Isso certamente vai melhorar a captura de vapores no momento em que eles são gerados.
Justamente por funcionar assim, esse tipo de placa com extração integrada ocupa muito menos espaço e elimina a necessidade de instalações complexas com dutos externos. A estética da cozinha fica mais limpa e moderna, especialmente em ambientes pequenos ou em cozinhas com ilhas, onde o espaço acima do fogão costuma ser precioso.
Limpeza também é simplificada
Todos sabem da dificuldade que é limpar um exaustor, e é justamente ai que entra mais um benefício desse novo sistema, que no caso, é a manutenção simplificada. Isso por que muitos desses aparelhos permitem a remoção fácil de filtros para limpeza, ao passo que dispensam grandes dutos que acumulam gordura.






