Publicidade
Cotidiano
ATOS DE GOVERNO

Horas antes de afastamento, Dilma nomeia Felipe dos Anjos Thury como juiz do TRE-AM

O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (11). Felipe é filho do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) e milita na área eleitoral há 12 anos 12/05/2016 às 12:03 - Atualizado em 12/05/2016 às 16:22
Show capturar
Segundo o TRE-AM, uma vez que a nomeação do advogado já foi publicada, sua posse depende apenas de uma comunicação formal vinda do TSE, o que deve acontecer, no máximo, até semana que vem (Foto: Antônio Lima)
Lucas Jardim Manaus (AM)

Em um dos últimos atos antes de seu afastamento em decorrência do processo de impeachment, a presidenta Dilma Rousseff nomeou o advogado Felipe dos Anjos Thury para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM), no cargo de juiz titular. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (11).

O advogado ocupará a vaga de Délcio Luís Santos, cujo primeiro mandato se encerrou em junho do ano passado. Ele foi o segundo mais vai votado na lista tríplice elaborada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), obtendo nove votos e ficando atrás apenas de Marcelo Augusto do Amaral Semen, que obteve 14. Ele também se encontrava na lista tríplice para a substituição do juiz Affimar Cabo Verde.

Felipe é filho do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) e milita na área eleitoral há 12 anos. Segundo o TRE-AM, uma vez que a nomeação do advogado já foi publicada, sua posse depende apenas de uma comunicação formal vinda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve acontecer, no máximo, até semana que vem.

“É com grande alegria que abraço a chance de fazer parte dessa corte. Estou satisfeito de poder colaborar, com tranqüilidade, transparência e ética, com os atos dela neste próximo pleito. Foi uma batalha longa e árdua, com um processo eleitoral que se estendeu por quase um ano”, declarou o advogado, por telefone.

Sobre o seu lugar na lista tríplice para ocupar a vaga de Affimar Cabo Verde, Felipe informou que o Pleno do TJ-AM deverá realizar uma nova eleição para que outro jurista ocupe sua posição na disputa. Segundo ele, os outros dois componentes da lista, Charles Cunha e o próprio Affimar (que tenta a reeleição), continuam nela.

Outros atos

Também nesta quarta-feira, Dilma criou uma Área de Proteção Ambiental (APA) e uma Reserva Biológica no Estado do Amazonas, além de ter ampliado a Floresta Nacional Amana, localizada no município de Maués. Todos esses atos foram publicados no DOU horas antes de seu afastamento, determinado pela decisão do Senado Federal em dar prosseguimento ao processo que visa cassar seu mandato.