Manaus seg, 19 out
A Crítica
Meio Ambiente

Filhote de peixe-boi é resgatado no interior do Amazonas

Animal apresenta quadro de desnutrição e deverá ser encaminhado para o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), localizado no município de Presidente Figueiredo

Publicado em 02/01/2013 às 19h46 · Atualizado em 12/03/2022 às 10h14
Filhote de peixe-boi é resgatado no interior do Amazonas

Um filhote macho de peixe-boi de aproximadamente cinco meses foi resgatado na manhã desta quarta-feira (2), no lago do Baixio, localizado na comunidade Santa Luzia, na Ilha do Baixio, no município de Iranduba – situado a 34 quilômetros de Manaus -, por uma equipe do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O animal, de acordo com o veterinário do Inpa, Rogério Naiff, se encontra bastante desidratado e desnutrido, além de apresentar diarréia. Apesar do estado debilitado, nenhum ferimento foi identificado no filhote de peixe-boi.

“Ele foi encontrado por moradores da comunidade, preso no lago. A mãe dele não foi encontrada, e há a possibilidade dela ter sido capturada, o que fez com que o filhote ficasse a vagar”, informa Naiff.

Ainda de acordo com o veterinário, por apresentar um quadro bem debilitado o filhote de peixe-boi será encaminhado para o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), localizado na Vila de Balbina, no município de Presidente Figueiredo – situado a 107 quilômetros de Manaus.