Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
ALERTA

AM registra maior índice proporcional de casos da Covid-19 no país

Estado tem 19,1 casos a cada 100 mil habitantes. Número é mais que o dobro da média nacional e Ministério da Saúde classifica situação do estado como emergencial



show_mascara_257010D5-C704-4FAE-BE37-448ADD6292D5.jpg Foto: Arquivo/A Crítica
08/04/2020 às 17:24

O Amazonas registra o maior coeficiente de incidência de casos da Covid-19 no país, com a confirmação de 19,1 casos a cada 100 mil habitantes. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (8) pelo Ministério da Saúde, em Brasília.

O coeficiente é calculado pelo número de casos confirmados da doença divido pela população do estado. A taxa registrada no Amazonas é mais que o dobro da incidência nacional, que é de 7,5 casos a cada 100 mil habitantes.



Devido ao alto número de casos em proporção à população local, o Ministério classificou o Amazonas em estado de emergência. Também preocupam a pasta os coeficientes do Distrito Federal (16,7) e dos estados de São Paulo (14,5), Ceará (14,1), Amapá (12,4) e Rio de Janeiro (11,2).

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, aproveitou para fazer um apelo à população que obedeça às orientações de isolamento social. “Agora, vamos todos nós fazer as nossas partes nessa história para que a gente possa dar um passo a frente”, declarou.

Mudança na Susam

Durante a coletiva, Mandetta também comentou a troca de comando na Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam).

“Hoje teve troca de secretário de saúde e isso é algo que não queremos entrar em detalhes, mas precisamos que tenham pessoas já habituadas com a rede para que a gente não tenha que começar tudo do zero", disse o ministro.

Na manhã desta quarta-feira (8), o governador Wilson Lima anunciou a saída do então secretário Rodrigo Tobias da pasta, que foi assumida pela biomédica Simone Papaiz.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.