Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
goro.JPG
publicidade
publicidade

MEIO AMBIENTE

Reprodução de peixes traz mais de 200 pesquisadores para simpósio em Manaus

No evento, mais de 200 estudantes e cientistas de diversas partes do mundo participam discutindo e mostrando pesquisas e trabalhos sobre o desenvolvimento de novas estratégias para reprodução de peixes


04/06/2018 às 18:12

Manaus está recebendo pela primeira vez, a partir desta segunda-feira (4), o 11º Simpósio Internacional sobre Fisiologia da Reprodução de Peixes. O evento ocorre no Tropical Hotel, no bairro Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. 

No evento, mais de 200 estudantes e cientistas de diversas partes do mundo participam discutindo e mostrando pesquisas e trabalhos sobre o desenvolvimento de novas estratégias para reprodução de peixes, tendo em vista os desafios impostos pelas mudanças ambientais globais causadas pela ação do homem.

Esta é a primeira edição do simpósio na América Latina ao longo de 40 anos de história. As três últimas edições do simpósio ocorreram na França, Índia e em Portugal.

Após a cerimônia de abertura, o primeiro palestrante foi o pesquisador Goro Yoshizaki, da Universidade de Ciência e Tecnologia Marítima de Tóquio, no Japão, que abordou o desenvolvimento de tecnologia de manipulação de células germinativas em peixes.

publicidade

"A técnica mais interessante que estamos desenvolvendo atualmente é a de congelamento em nitrogênio líquido de ovários de espécies em perigo. Em cativeiro é difícil uma espécie em perigo se conseguir essa manipulação em cativeiro, mas se você consegue congelar esses ovos e espermatozóides e colocar em outras espécies e fazer essas espécies gerarem outras", disse Goro Yoshizaki

"Ele é o maior especialista mundial nessa área e por isso decidimos trazê-lo para realizar a abertura do simpósio porquê no Japão a maior fonte de proteína é o peixe. Ele nos trouxe dados sobre a tecnologia", disse Luiz Renato França, coordenador do evento e que também é diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A programação de palestras teve início às 8h30 e encerra por volta das 16h, nesta segunda (4), terça (5) e quinta (7). A quarta-feira (6) será reservada para excursões e outras atividades com os participantes. Já o último dia de simpósio, sexta-feira (8), terá a programação encerrada às 12h. Mais informações no site:www.isrpf2018.com.br.

publicidade
publicidade
Polícia Civil doa a instituição filantrópica 586 quilos de pescado irregular apreendidos
Pesquisa busca alternativa para controlar parasitas de tambaqui
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.