Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
MUDANÇA

Delegado Leandro Almada confirma convite para ser novo diretor da PF no AM: 'Honrado'

Com 13 anos de Polícia Federal, ele irá substituir Alexandre Saraiva, trocado depois que apresentou notícia-crime contra o ministro do meio-ambiente Ricardo Salles



almada1_1CA4F27B-4168-47BE-B9D8-F00AD3AC4744.JPG
15/04/2021 às 14:38

“Para mim é uma honra servir o Amazonas”. Assim o delegado de Polícia Federal Leandro Almada, 50, confirmou o convite que recebeu hoje para comandar a Polícia Federal no Estado. Ele vai substituir Alexandre Saraiva, que será trocado depois de apresentar notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Almada, que no momento, encontra-se em missão no estado de Minas Gerais, disse será um prazer dar sequência ao trabalho que o ex-superintendente Alexandre Saraiva vinha realizando frente à instituição. O delegado está há 13 anos na PF do Amazonas onde já ocupou vários cargos como delegado da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE) e corregedor geral da Secretaria de Segurança Publica (SSP) na gestão do delegado aposentado Sérgio Fontes. Na SSP-AM, ele  comandou a operação 'Alcateia', que resultou na prisão de assassinos da série de homicídios daquele que ficou conhecido como o “final de semana sangrento”, em 2015.



“Me sinto honrado dar sequência as gestões dos delegados Sérgio Fontes e Alexandre Saraiva, dois grandes gestores com os quais tive o prazer de trabalhar”, disse Almada.  De acordo com ele, será levado à frente pela Polícia Federal as ações de combate  à corrupção, aos crimes contra ao meio ambiente - estopim da queda de Saraiva - e o tráfico internacional de droga, como prioridades. 

A troca de Saraiva veio após um embate público com o ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles. Saraiva comandou a maior apreensão de madeira ilegal na Amazônia e foi criticado por Salles. Em resposta, afirmou que no Amazonas "não passaria boiada", em referência uma frase do ministro que sugeria aproveitar a Covid para reduzir barreiras ambientais. Após a troca pública de farpas, Saraiva apresentou notícia-crime contra o ministro por dificultar operações e advocacia administrativa. 

PERFIL
Nome: Leandro Almada
Idade: 50 anos
Natural: Rio de Janeiro 
Estado Civil: Casado (1 filho)
Formação acadêmica: Direito
Experiência profissional: três anos serviu ao Exército Brasileiro, dez anos como delegado da Polícia  Civil em Minas Gerais e 13 anos como delegado de Polícia Federal

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.