Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
Investigação

PF no Amazonas pede que STF apure supostos crimes ambientais de Salles

O pedido foi feito pelo Superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva. No início deste mês, Alexandre Saraiva afirmou que "Na Polícia Federal não vai passar boiada", em uma referência ao ministro Ricardo Salles



show_ricardo-salles-ministro-1-868x644_623EA375-BC67-4706-B1A7-48D65DD3F145.jpg Foto: Romero Quintera/AFP
14/04/2021 às 21:46

A Polícia Federal no Amazonas enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia crime para investigar o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O pedido foi feito pelo Superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva. A informação foi divulgada pelo blog de Jorge Pontes, no site da revista 'Veja', e confirmada pelo O Globo, nesta quarta-feira (14). 

De acordo com os veículos de comunicação, além de Salles, o pedido para investigação também atinge o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Eduardo Bin. O senador Telmário Mota (PROS-RR), também é alvo de pedido de inquérito. De acordo com a Polícia Federal no Amazonas, pelo menos o ministro Ricardo Salles é suspeito de praticar três crimes:dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente, exercer advocacia administrativa e integrar organização criminosa.

A apuração se deu após a Operação Hadroanthus, deflagrada pela Polícia Federal e que apreendeu a maior quantidade de madeira ilegal da história, cerca de 200 mil metros cúbicos de madeira. 

No início deste mês, o superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, afirmou que "Na Polícia Federal não vai passar boiada", em uma referência à emblemática frase do ministro Ricardo Salles durante a reunião ministerial divulgada após determinação do STF, no ano passado.

Na última semana, Ricardo Salles exonerou o diretor do Ibama responsável pelo Amazonas, Rezende Guimarães Filho, aumentando a tensão na região. Salles é criticado por Organizações Não Governamentais de 'facilitar' o desmatamento e ações ilegais na Amazônia.



 



Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.