Terça-feira, 21 de Maio de 2019
ATO

Sob chuva, servidores e alunos da Ufam protestam contra cortes na Educação

Mobilização faz parte de ato nacional contra medidas do Governo Federal e terá programação ao longo de todo o dia.



15/05/2019 às 09:57

O entorno do campus da Universidade Federal do Amazonas foi o local escolhido para a edição local do ato nacional de protesto contra os cortes de verbas nas universidades federais. Os protestos reuniram alunos e servidores da Ufam, que sofre com um bloqueio de R$ 38 milhões de seus recursos. 

O ato iniciou em frente ao campus, na Av. General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, por volta das 7h. Por volta das 9h, as centenas de manifestantes saíram da frente da universidade e seguiram em direção ao Complexo Viário Gilberto Mestrinho - a Bola do Coroado - e depois retornaram para a frente da universidade. 

A forte chuva que atingiu Manaus durante a manhã desta quarta-feira não foi suficiente para afastar os manifestantes. Com sombrinhas, ou mesmo sem qualquer proteção, eles seguiram a marcha empunhando cartazes e com gritos de guerra contra o Governo Federal e o presidente Jair Bolsonaro. "Acorda sociedade, educação é sim prioridade", "Ô Bolsonaro, seu fanfarrão, eu vou pra rua defender a educação" e "Não vai ter corte, vai ter luta"  eram alguns dos gritos de guerra do grupo.

A estudante do 5° período do curso de enfermagem da Ufam, Flavia Beatriz, participou do movimento em Manaus na manhã de hoje e prometeu acompanhar as atividades pela tarde. "Decidi participar, porque sou contra o corte de verbas para a universidade. Faço parte de projetos de pesquisa e extensão e sei o quanto isso nos afeta. Não só aqui na capital, mas também nos interiores", disse a estudante, acrescentando sobre a importância das universidades. "Vale lembrar que as universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica no Brasil", completou.

A programação continuará ao longo do dia. Às 14h, no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS, o antigo ICHL), haverá uma roda de conversa com o juiz Luís Carlos Valois, com o tema: Direito em tempos de violação de direitos. Às 15h, está marcado um grande ato unificado na Praça da Saudade.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.