Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
VISITA OFICIAL

Wilson Lima entrega proposta de reforma tributária a presidente do Senado

Projeto do Governo do Amazonas leva em consideração as peculiaridades do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM)



Wilson_Lima_recebe_Davi_Alcolumbre_e_comitiva_do_Senado_4_7F4BA499-75CE-452C-81A3-B6F1C2C1DD55.jpg Foto: Divulgação
12/03/2020 às 19:02

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), entregou uma proposta de reforma tributária que leva em consideração as peculiaridades do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) ao presidente do senado, Davi Alcolumbre, que está em visita oficial a Manaus. Wilson também informou que o Governo está montando uma estrutura em São Paulo para fazer uma espécie de lobby da ZFM.

"Entreguei ao presidente uma proposta que a gente acredita que não interfere na Zona Franca de Manaus. Obviamente que é uma proposta passiva de ajustes tanto pelo Senado quanto pela nossa bancada. Estamos montando uma estrutura em São Paulo, sob a coordenação do Pauderney Avelino, para fazer essas articulações junto com empresários e com empresas que estão aqui em Manaus", destacou o governador.



A entrega aconteceu durante uma reunião de aproximadamente duas horas entre o presidente do Congresso, o Governo do Estado e a bancada federal do Amazonas.

O secretário da Secreataria de Fazenda (Sefaz), que também participou da reunião, explicou a proposta de reforma tributária entregue pelo governador Wilson Lima a Alcolumbre. Segundo ele, a proposta estabelece três pontos essenciais sobre a excepcionalidade da ZFM.

"O primeiro ponto é um modelo híbrido, que mistura origem e destino, que pela proposta anterior seria de destino. Então, a gente faz um meio termo pelo tributo simples do Amazonas. Além disso, um fundo de compesação de perdas até 2073, ou seja, se o Estado do Amazonas não arrecadar um valor suficiente, teria uma forma de compensar e equalizar essas perdas. E o terceiro ponto é um imposto seletivo, a gente faz um levantamento sobre os principais bens produzidos em Manaus, se forem produzidos em outros estados, teriam um imposto maior para defender a ZFM", explanou.

Rodeado por parlamenatares locais e da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) se comprometeu com a manutenção do modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus.

Alcolumbre chamou a ZFM de "modelo de sucesso" e condenou "muitos que estão aí se aventurando em criticar o modelo de desenvolvimento não sabem o que isso significa para a região".

O senador amapaense deu uma breve declaração sobre a reunião  e evitou falar do que foi acertado de concreto com a comitiva amazonense.

"Portanto, nessa reunião, eu que já estava convencido pelo Omar e Eduardo, saio daqui mais convencido, como mais um soldado em defesa da ZFM, ao lado de vocês, amazonenses, ao lado do povo do norte do Brasil, dos amazônidas, porque sou um amazônida. E não tenho dúvida que a proteção desse modelo é uma tarefa de todos nós", discursou.

O governador Wilson Lima (PSC), que no início da semana disse que pretendia "arrancar" da comitiva de parlamentares vinda de Brasília um compromisso com o modelo, declarou na entrevista coletiva desta quinta-feira (12) que saiu da reunião "entendendo que a gente tem mais um parceiro, mais um soldado nessa batalha", registrou.

Mais cedo, a comitiva, que também é composta pelo presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e pelo relator deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), visitou a fábrica da empresa Moto Honda.


Mais de Acritica.com

25 Mai
ARQUIVO_AG_NCIA_BRASIL_8E54B548-1F0D-43FC-B519-959FF459E3B2.jpg

MEC suspende pagamento de parcelas do Fies

25/05/2020 às 13:17

O estudante que tiver interesse em suspender as parcelas deverá se manifestar junto ao banco até 31 de dezembro. A suspensão vale para os contratos que estavam em dia antes da decretação do estado de calamidade pública, reconhecido em 20 de março, e será retroativa às parcelas que não foram pagas desde então


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.