Paço Municipal aberto à visitação pública
Nesta quarta (15) a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) lançou o programa “Dia de portas abertas”, abrindo as portas do Paço Municipal - cuja denominação oficial é Paço da Liberdade -, à população manauara
Para homenagear o Dia Mundial dos Museus, comemorado em 18 de maio, nesta quarta (15) a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) lançou o programa “Dia de portas abertas”, abrindo as portas do Paço Municipal – cuja denominação oficial é Paço da Liberdade -, à população manauara. A partir de agora, o local vai estar aberto para visitas guiadas todas as quartas-feiras.
A programação iniciou às 9h, quando artistas, usando trajes de época, deram as boas vindas ao público. Às 9h30, começou a visita guiada para estudantes, universitários e todas as pessoas interessadas em conhecer a história do espaço, ícone arquitetônico e cultural da cidade.
Além disso, houve a exibição dos filmes “Uma viagem ao patrimônio histórico de Manaus”, animação produzida por Adalberto Carim, e “Bois bumbás de Manaus – Brinquedo de São João”, que ganhou o prêmio Pierre Verger 2006, com direção de Sérgio Ivan e Gil Braga.
Programação
A gerente de difusão cultural da Manauscult, Vera Mendes, explicou que essa programação diversificada foi feita somente para o evento, mas que há possibilidade de nas visitas às quartas-feiras, ao menos uma vez ao mês, ocorrer uma programação mais variada.
“O Paço está em processo de finalização para a implantação do Museu da Cidade. Está tendo restauro dos móveis originais, curadoria das obras de artes, todo o material necessário para a montagem do museu”, contou Vera.
Ainda de acordo com a funcionária, os visitantes têm acesso à história do Paço, podem entrar no salão nobre com todas as fotos dos prefeitos da cidade, saber mais sobre a arquitetura presente no local, conferir uma exposição de banners com a história de Manaus, com fatos importantes da sociedade colonial e dos dias atuais, entre outros. A visita para escolas pode ser agendada por meio do número (92) 3622-4991.
Trabalho
Além do prédio do Paço Municipal, onde vai funcionar o Museu da Cidade, será restaurado o seu entorno, que inclui o coreto e o chafariz, a Praça 9 de Novembro, as casas números 69 e 77 da rua Bernardo Ramos, e a construção do estacionamento rotativo na rua 7 de Setembro.
Serviço
o que é: Visita guiada ao Paço Municipal
onde: Paço Municipal, instalado na Praça Dom Pedro II, no Centro antigo de Manaus
quando: Sempre às quartas-feiras, das 9h às 17h
quanto: Gratuito