Manaus seg, 26 out
A Crítica
Entretenimento

Podcast ‘Conversas de Beiradão’ é lançado nas plataformas

Projeto é uma produção de entrevistas inéditas captadas pelo músico e pesquisador amazonense Abner Viana com grandes nomes da 'música de Beiradão'

Publicado em 31/12/2020 às 16h54 · Atualizado em 22/03/2022 às 16h41
Podcast ‘Conversas de Beiradão’ é lançado nas plataformas
Foto: O projeto é fruto de entrevistas de pesquisas acadêmicas do músico desde o ano de 2012

Já está disponível no spotify uma série de quatro episódios do podcast “Conversas de Beiradão“. O projeto, contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais via Lei Aldir Blanc e que tem o apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, é uma produção de entrevistas inéditas captadas pelo músico e pesquisador amazonense Abner Viana com grandes nomes da “música de Beiradão”, dentre os quais destacam-se: Chico Cajú, Eliberto Barroncas, Adalberto Holanda e Mestre Rafí do Sax (in memoriam).

“O Beiradão é o estilo instrumental criado na década de 1940, provindo dos festejos religiosos do interior amazonense, ou de como o próprio nome sugere, das ‘beiradas’, termo usado pelos ribeirinhos. O projeto busca resgatar essa manifestação musical e cultural pouco vigente e reconhecida no meio musical, que tem uma vasta obra, com influência de diversos estilos musicais agregados na Amazônia, na época de imigrações, desde o período Áureo da Borracha”, explica o músico e pesquisador amazonense Abner Viana.

Dentre o vasto trabalho que o pesquisador e músico Abner Viana coletou, há ainda a trajetória musical de cada entrevistado. Um trabalho que traz informações musicais nunca antes registradas. O projeto é fruto de entrevistas de pesquisas acadêmicas do músico desde o ano de 2012.

“Conversas de Beiradão”, traz inicialmente quatro entrevistas,com a intenção de aclarar datas de gravações, festejos religiosos, locais onde esse estilo era frequentemente executado, um histórico das rádios da época e seus respectivos movimentos culturais que formam um arcabouço histórico musical ainda a ser desvendado.

Os episódios têm roteiro e produção da jornalista e produtora Lucy Rodrigues e edição de Matheus Mota.